Construção abre mais 20,9 mil empregos em junho

Por Daniela Barbará

Construção abre mais 20,9 mil empregos em junho

No primeiro semestre, foram 169,5 mil postos de trabalho com carteira assinada

A indústria da construção abriu 20.953 postos de trabalho com carteira assinada no país em junho de 2023, aumento de 0,82% em relação ao número de empregados no setor em maio. No primeiro semestre deste ano, foram 169.531 contratações (+7% sobre o contingente de trabalhadores em dezembro). No acumulado de 12 meses até junho, a construção gerou 177.235 novos empregos (+7,34%).

Já o saldo entre admissões e demissões em todos os setores da atividade econômica no país resultou na abertura de 157 mil empregos em junho. A construção gerou 13,3% desses empregos. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e foram divulgados em 27 de julho, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, comenta que o aumento do emprego na construção ainda reflete o aquecimento da atividade, mas está havendo tendência de desaceleração do ritmo de crescimento, em função da diminuição do volume de lançamentos e da persistência dos juros elevados.

“É provável que mais adiante tenhamos novos lançamentos, especialmente no segmento da habitação popular, e em função de uma redução gradual dos juros, o que traz boas perspectivas para o emprego na construção a partir de 2024. Além disso, esperamos aumento dos postos de trabalho no segmento de infraestrutura, pelo crescimento de obras contratadas pelas prefeituras”, afirma Estefan.

Em junho, a construção foi o terceiro setor que mais gerou novos empregos, atrás de serviços (+76.420 trabalhadores) e da agropecuária (+27.159), e na frente do comércio (+20.554) e da indústria (+12.117).

Nas atividades imobiliárias do setor de serviços (incorporação imobiliária), foram abertos 346 novos empregos em junho – oscilação de 0,18% na comparação com o número de novos postos de trabalho com carteira assinada em maio. No primeiro semestre deste ano, foram 2.684 (+1,44% sobre o número de dezembro de 2022). No acumulado de 12 meses até junho, foram 4.523 (+2,46%).

Estoque

Ao final de junho, a construção empregava 2.591.434 trabalhadores com carteira assinada no país, de acordo com o Novo Caged.

Por Estados

Das vagas abertas pela construção em junho, 1.870 situaram-se no Estado de São Paulo.

Além de São Paulo, as unidades da Federação em que o setor mais abriu novos empregos no mês foram: Minas Gerais (4.165), Pará (3.821), Ceará (2.403), Rio de Janeiro (1.676), Goiás (1.384), Maranhão (1.042), Mato Grosso (1.038) e Paraná (1.035). Alagoas, Bahia, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul registraram quedas.

Sobre o SindusCon-SP

SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 3334-5659/9998-37800 – [email protected]