Ministro das Cidades, Jader Filho destaca a CECarbon em evento internacional

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Ministro das Cidades, Jader Filho destaca a CECarbon em evento internacional

SindusCon-SP celebra o Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas

O SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente (Comasp), celebra o Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, comemorado em 16 de março. A entidade mantém-se atenta às questões ambientais do setor.

Recentemente, o ministro das Cidades, Jader Filho, participou do primeiro Fórum Mundial de Edificações e Clima, organizado pelo governo francês e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com apoio da Aliança Global para Edifícios e Construção com o objetivo de impulsionar a colaboração internacional para a descarbonização e a resiliência das cidades, que foram previstos na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28).

Jader Filho, destacou as diretrizes sustentáveis do novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV), entre elas está a CECarbon, Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil, desenvolvida pelo SindusCon-SP, em conjunto com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – GIZ e a Secretaria Nacional de Habitação – SNH.

A calculadora também contribui para o desenvolvimento de políticas públicas, como é o caso da Portaria do Ministério das Cidades MCID Nº 725, de 15 de junho de 2023, o Programa de Certificação Sustentável – IPTU Verde da Prefeitura Municipal do Salvador e o Selo Casa Azul + Caixa, que recomendam a utilização da CECarbon.

A ferramenta online realiza a mensuração da energia incorporada e das emissões de gases do efeito estufa decorrentes do uso de materiais, de transportes e do consumo de energia para execução de uma edificação.

Diferenciais da CECarbon:

·         Ferramenta construída com as empresas do setor o que a torna mais próxima à realidade das obras e facilita sua usabilidade;

·         É uma calculadora gratuita e de fácil usabilidade;

·         Aplicável a qualquer tipologia de obras;

·         Pode ser usada por empresas de todos os portes;

·         Pode ser usada por engenheiros, arquitetos e estudantes;

·         Permite comparar o inventário inicial de emissões de GEE e Energia embutida e o inventário final e fazer a gestão durante a obra.

Em 2023, a KPMG Consultoria auxiliou o SindusCon-SP na implementação de melhorias, visando adequar, ajustar e atualizar a ferramenta às novas demandas e a proporcionar maior aderência aos standard e guidances de mercado, como o Programa Brasileiro GHG Protocol, promovendo a maior transparência e rastreabilidade dos dados, permitindo a elaboração do inventários e a gestão das emissões de gases de efeito estufa e energia embutida nas obras de edificações.

Desde o seu lançamento, a ferramenta vem evoluindo. Em 2022, as primeiras melhorias foram disponibilizadas aos usuários, e ao longo deste ano novas melhorias de usabilidade serão lançadas. Entre as principais alterações estão: além dos inventários das obras que hoje a ferramenta já calcula, também permitirá a elaboração do inventário corporativo das empresas. Outra nova funcionalidade importante é que será possível extrair os resultados de forma anual alinhados com os principais relatórios de sustentabilidade como o Global Reporting Initiative (GRI) e Disclosure Insight Action (CDP).

A CECarbon venceu a 24ª edição do Prêmio CBIC (da Câmara Brasileira da Construção Civil) de Inovação e Sustentabilidade, na categoria Gestão da Produção e P&D em 7 de dezembro de 2022, em 2023 a CECarbon foi selecionada na primeira etapa e está concorrendo o Kaohsiung’s Call for Global Solutions on Green Transitions for Industrial Cities, onde os vencedores serão anunciadas no Smart City Summit & Expo Kaohsiung, em março de 2024 em Taiwan.

Conheça a CECarbon  aqui

Curso online

Inscreva-se no curso prático para uso da ferramenta CECarbon, é gratuito e permite ao aluno desenvolver um exercício prático para uma edificação, também é realizada uma avaliação de aprendizado e emitido certificado de participação. Saiba mais aqui.