Seminários do SindusCon-SP voltarão a ser presenciais, um por mês

Seminários do SindusCon-SP voltarão a ser presenciais, um por mês

Anúncio foi feito na reunião do CTQ, que também tratou da revisão do INCC

Os seminários de Tecnologia de Estruturas, Sistemas Prediais, BIM e o Congresso Jurídico, que haviam sido enfeixados em uma Semana da Construção do SindusCon-SP nos últimos dois anos, voltarão a ser presenciais, um em cada mês.

O anúncio foi feito por Paulo Sanchez, Jorge Batlouni e Renato Genioli, vice-presidentes do SindusCon-SP, na reunião do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) da entidade, em 10 de março. O encontro foi conduzido por Rodrigo Fairbanks Von Uhlendorff, coordenador do CTQ, com a participação de Odair Senra, presidente do SindusCon-SP.

Estão agendados os seguintes eventos:

• Seminário iCON Hub – 17 de maio
  • Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais – 14 de junho
  • Seminário Tecnologia de Estruturas – 31 de agosto
  • Congresso Jurídico – 27 de setembro
  • Workshop sobe Crise Hídrica e Edificações – 4 de outubro
  • Seminário BIM – 25 de outubro
  • Workshop de Áreas Contaminadas e Resíduos – 28 de novembro

No início da reunião, Rodrigo Von anunciou ter indicado Luis Fernando Bueno como coordenador adjunto do CTQ. Bueno destacou a importância da unidade do grupo em favor do fortalecimento da indústria da construção.

Von apresentou os Grupos de Trabalho do CTQ, dedicados aos seguintes temas: Pós Obra e Assistência Técnica, Gestão e Produtividade, BIM, Plano de Controle Tecnológico, Lençóis Freáticos, Seguros, RH, Inspeção Predial, Pagamento de Tarefas, e Concessionárias.

Revisão do INCC

Convidado ao encontro, André Braz, economista da FGV do Rio de Janeiro e coordenador do INCC (Índice Nacional de Custos da Construção), apresentou os trabalhos em andamento de revisão técnica da metodologia deste indicador. Além de refletir os dados em sete cidades do país como faz atualmente, o novo INCC terá subdivisão entre os custos médios de construção de edificações de médio padrão, alto padrão e habitação econômica.

O indicador buscará dados sobre os custos efetivamente incorridos na aquisição de materiais. Em vez de captar a evolução dos custos da mão de obra pelos acordos coletivos de trabalho, o novo índice refletirá os custos com as contratações das empresas de serviços. Para tanto, o economista solicitou das construtoras que lhe enviem informações sobre quanto efetivamente pagam por materiais, sistemas e serviços.

Braz comentou que o efeito da elevação do preço do petróleo, resultante da guerra aberta pela Rússia, deverá elevar os custos com fretes, plásticos, tintas e outros materiais de construção, o que exigirá muita cautela na elaboração de orçamentos de obras.

Meio Ambiente

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP, apresentou o andamento dos trabalhos do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) da entidade: o curso de recuperação de áreas contaminadas a se iniciar em 25 de abril, a agenda deste ano de eventos como o de eficiência energética de edificações, crise hídrica e as ações que envolvem o CECarbon, ferramenta de medição de emissões de gás carbônico e eficiência energética. As ações do SindusCon-SP sobre este último tema passarão a contar com a participação da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias).

Vasconcellos convidou as empresas a participarem dos trabalhos do Comasp, indicando representantes com conhecimento técnico sobre os temas tratados. Ele destacou a realização da campanha “Pintou, Sobrou, Levou”, voltada para o descarte ambientalmente correto de embalagens e acessórios de pintura imobiliária. Informou que está sendo reforçado o trabalho do GT sobre ESG (Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Governança), junto com o Seconci-SP (Serviço Social da Construção). O GT sobre energia fotovoltaica será retomado, bem como o GT de logística reversa.

Normas técnicas

Coordenadora técnica do Comasp, Lilian Sarrouf discorreu sobre as atividades do Convênio SindusCon-SP/Eletrobras de atualização das normas técnicas de eficiência energética em edificações, e os trabalhos dos grupos formados sobre o tema.

Lilian, que também é superintendente do CB-002 (Comitê Brasileiro da Construção) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), relatou o andamento da elaboração das normas, entre elas duas que tratarão de projeto, execução, desempenho e manutenção de impermeabilização. Também informou sobre a instituição da Comissão de Estudo sobre Segurança em Obras, que deverá elaborar normas a respeito.

Habitação econômica

Ronaldo Cury, vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP, analisou a recente decisão do Ministério do Desenvolvimento Regional de suspender a exigência do seguro de danos estruturais no âmbito do Programa Casa Verde e Amarela, atendendo ao SindusCon-SP e às demais entidades da construção, em função de seu elevado custo.

Com a participação de Cury, um grupo das entidades foi criado para, junto com o MDR, tentar uma solução para o problema. A ideia é reforçar os seguros já exigidos. Rodrigo Von disse esperar que a tradição técnica das empresas seja levada em conta na análise de risco para a fixação da taxa do seguro.

Negociações coletivas

A gerente do Jurídico, Rosilene Carvalho, comentou a preparação da entidade para as negociações com vistas à celebração das convenções coletivas de trabalho deste ano. Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia, chamou a atenção para a importância da participação das empresas nas assembleias gerais e reuniões que deliberarão a respeito do assunto.

SindusCon-SP na Prática

Moacir Netto, vice-presidente do SindusCon-SP; Marcio Benvenutti, diretor da Regional Campinas, e os professores Paulo Martini e Rodrigo Hamer apresentaram as ações do projeto SindusCon-SP na Prática, de capacitação dos estudantes de engenharia e arquitetura para a utilização de diversos equipamentos e materiais de construção por meio de vídeo-aulas, e-books e guias rápidos de consulta. Tudo isso está disponível em uma plataforma especialmente desenvolvida pelo projeto, com acesso aberto e gratuito por meio do site do SindusCon-SP.

Milton Bigucci, que representa o Secovi-SP no CTQ, apresentou as atividades de tecnologia e sustentabilidade daquela entidade, algumas desenvolvidas em parceria com o SindusCon-SPP