Seconci-SP utilizará aplicativo nos levantamentos técnicos nas obras

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Seconci-SP utilizará aplicativo nos levantamentos técnicos nas obras

Inovação trará mais agilidade, qualidade e rastreabilidade aos levantamentos e análises de riscos

Em mais uma etapa da modernização tecnológica dos processos do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), a partir de 2 de janeiro a equipe técnica de segurança do trabalho da entidade passará a utilizar o aplicativo Btime em seus levantamentos e análises de risco nos canteiros de obras, em todo o Estado de São Paulo.

José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, e Ricardo Marcon, coordenador de Engenharia de Segurança do Trabalho, explicam que o aplicativo foi desenvolvido especialmente para as necessidades da entidade, proporcionando agilidade, qualidade e rastreabilidade das informações.

“Nos levantamentos técnicos nas obras, o técnico de segurança não irá mais anotar as informações, voltar à entidade e passá-las a limpo, para encaminhamento posterior à central de digitação do Seconci-SP. No celular corporativo, ele abrirá o aplicativo que espelha os laudos e programas, e introduzirá as informações, transmitindo-as on line diretamente à central de digitação”, explicam Bassili e Marcon.

As vantagens são múltiplas. “Evitam-se erros que eventualmente possam ser cometidos na transcrição das informações a partir de anotações em papel. Ganha-se rapidez na digitação e na transmissão das informações. Aumenta-se a produtividade, porque após visitar uma obra, o técnico pode dirigir-se diretamente a outro canteiro, e não precisa mais voltar à Unidade do Seconci-SP”, comentam.

Adicionalmente, beneficia-se o meio ambiente. Com a eliminação do uso de papel e com a economia de combustível derivada da redução dos deslocamentos dos técnicos, reduzem-se as emissões de gases de efeito estufa.

O aplicativo, prosseguem Bassili e Marcon, traz uma visão gerencial sobre as tarefas que estão sendo feitas e as finalizadas, quem as realizou, em que localização geotécnica, com horário de início e fim. Ele ainda permite a inserção de imagens e vídeos, para a elaboração dos documentos requeridos. As informações transmitidas sincronizam-se com a plataforma onde todas as informações a respeito estão armazenadas.

De acordo com Sonia Moreira, gerente de Projetos de TI do Seconci-SP, “o Btime insere-se na política da Diretoria da entidade de inovar, introduzindo novas ferramentas, automatizando os processos e incrementando a qualidade e a produtividade dos serviços da entidade”.