Seconci-SP destaca a importância da doação de sangue

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Seconci-SP destaca a importância da doação de sangue

Campanha Junho Vermelho visa conscientização e aumento do número de doadores

“Nada substitui o sangue para salvar vidas”, afirma a dra. Dagmar Maia Kistemann, clínica geral do Seconci-SP (Serviço Social da Construção). Daí a importância da Campanha Junho Vermelho, destinada a conscientizar a população sobre a importância da realização de doações regulares de sangue, e a necessidade de aumento do número de doadores.

“A campanha tem em 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue, em reconhecimento e gratidão a estes doadores – pessoas virtuosas, generosas e altruístas –, neste gesto tão nobre, capaz de salvar vidas. A data é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que identificou o fator RH e várias diferenças nos tipos sanguíneos”, informa a dra. Dagmar.

De acordo com a médica, uma pessoa adulta tem em média 5 litros de sangue e em uma doação são coletados em torno de 450 ml. “É pouco para quem doa e muito para quem precisa. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, e a recuperação é imediata após a doação”.

A doação é o processo pelo qual o doador voluntário tem seu sangue coletado e armazenado em um banco de sangue ou hemocentro, para uso em transfusões sanguíneas. Este sangue é distribuído aos hospitais para atender casos de emergências e para todos os pacientes internados ou não que necessitem de transfusão. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma), beneficiando mais de um paciente em uma só coleta, explica a dra. Dagmar.

Como doar

Para doar o sangue, é necessário passar por uma entrevista. No caso de o doador ser aprovado, também serão realizados exames para maior segurança dele e dos pacientes que virão a receber a transfusão.

Os homens podem doar a cada 2 meses e as mulheres a cada 3 meses, porque demoram mais a recuperar o ferro, devido às perdas no período menstrual.

Alguns requisitos básicos para doar são:

1. ter entre 16 e 69 anos 11 meses 29 dias, sendo que os menores de 18 precisam ter autorização dos pais e/ou dos responsáveis legais
  2. idade até 60 anos, se for a primeira doação
  3. pesar mais de 50 kg
  4. estar bem de saúde
  5. não estar em jejum.

Para doar sangue, procure hemocentros como:

Fundação Pró-Sangue – https://www.prosangue.sp.gov.br/doacao/enderecos.html

Colsan – https://colsan.org.br/site

Banco de Sangue de São Paulo – https://www.doesanguedoevida.com.br

Hospitais ou informe-se na Secretaria de Saúde de seu município.