Seconci-SP celebra 60 anos de serviços de saúde à construção e à população

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Seconci-SP celebra 60 anos de serviços de saúde à construção e à população

São 8 milhões de atendimentos por ano prestados por mais de 16 mil colaboradores

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção), maior entidade de saúde do setor da construção do país, comemora em 20 de março o 60º aniversário de sua fundação.

“Desde que foi criado por um grupo de empresários do SindusCon-SP (Sindicato da Construção), o Seconci-SP tem expandido consideravelmente sua prestação de serviços de saúde ao setor da construção e à população, e hoje contamos com mais de 16 mil colaboradores”, comenta Maristela Honda, presidente do Seconci-SP e vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP.

De acordo com Maristela, a entidade oferece serviços ambulatoriais de medicina, odontologia e segurança do trabalho às empresas da construção do Estado de São Paulo e aos seus 730 mil trabalhadores. “Para tanto, temos uma unidade própria em São Paulo e outras 12 no Interior. Atendemos em 22 especialidades médicas e oferecemos 19 serviços complementares com muita inovação tecnológica. O trabalhador da construção e seus familiares usufruem de tudo isso gratuitamente, mediante contribuição das empresas do setor de 1% ou 1,5% sobre a folha de pagamento.”

Na qualidade de Organização Social de Saúde (OSS), a entidade também administra unidades da rede pública de saúde estadual: 7 hospitais, 7 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), 1 centro de reabilitação, 1 serviço de diagnóstico por imagem e 1 centro de armazenamento e distribuição e insumos de saúde. Na rede pública do município de São Paulo, o Seconci-SP gerencia 77 equipamentos de saúde, entre Unidades Básicas e serviços de saúde, além de fornecer equipes para dois hospitais.

“No total realizamos mais de 8 milhões de atendimentos por ano, entre as unidades próprias e as da rede pública. Nossa unidade na capital paulista e os hospitais que administramos têm acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação), a maioria no Nível de Excelência, e quatro deles estão entre os melhores hospitais públicos do país, de acordo com premiação da Organização Panamericana de Saúde e de mais três entidades”, relata Maristela.

O Seconci-SP também realiza campanhas, palestras e treinamentos para promover a saúde e segurança do trabalho, apoia as construtoras no envio de informações de medicina ocupacional ao eSocial, e é parceira do SindusCon-SP em eventos como o ConstruSer – Encontro Estadual da Construção Civil em Família – e a MegaSipat – Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes.

A entidade realiza ainda o Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho, cuja 8ª edição será lançada neste 20 de março, para reconhecer e divulgar as melhores práticas desta área nos canteiros de obras do Estado de São Paulo. E colabora com as empresas da construção no cumprimento das práticas ESG (sigla em inglês para Sustentabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Governança).

“Tudo isto fazemos dentro da nossa missão de proporcionar um atendimento humanizado e de excelência aos nossos pacientes e de oferecer qualidade de vida aos trabalhadores da construção e seus familiares”, destaca Maristela.