Presidente da Fiesp recebe presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP

<strong>Presidente da Fiesp recebe presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP </strong>
Foto: Capobianco, Gomes, Maristela, Estefan e Ishikawa

Federação fortalecerá parcerias com o SindusCon-SP

Gomes e Estefan

Fiesp, Senai-SP e Sesi-SP fortalecerão as parcerias nos programas sociais e educacionais que mantêm com o SindusCon-SP e o Seconci-SP (Serviço Social da Construção), como o ConstruSer (Encontro Estadual da Construção Civil em Família), e a MegaSipat (Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes), além do Programa de Elevação da Escolaridade, do Programa SindusCon-SP de Segurança (PSS) e dos cursos do Senai-SP para a construção.

Isto foi o que anunciou Josué Gomes, presidente da Fiesp, ao receber em 6 de abril Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP; Maristela Honda, presidente do Seconci-SP e vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP; Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do sindicato, e Eduardo Capobianco, representante da entidade junto à Fiesp.

Gomes esteve acompanhado de Alexandre Pflug, superintendente do Sesi-SP, e de Ricardo Terra, superintendente do Senai-SP. Também participaram da reunião Filemon Lima, gerente Administrativo e de Relações Institucionais do SindusCon-SP; Rosilene Carvalho, gerente do Jurídico da entidade; e Roseane Petronilo, coordenadora de Projetos Institucionais do Seconci-SP.

Reforma Tributária

Yorki Estefan destacou as diretrizes da atual gestão do SindusCon-SP, em especial a importância dada à industrialização da construção com sustentabilidade. E manifestou a necessidade de um tratamento diferenciado para a construção na reforma tributária, a exemplo do que ocorre no Exterior, caso se crie um imposto sobre valor agregado.

O presidente da Fiesp acredita que o governo já entendeu a necessidade de um tratamento diferenciado para o setor, uma vez que ´contratante massivo de mão de obra. Gomes entende que o pleito do setor é legítimo.

Estefan também relatou que o setor pleiteou ao Banco Central a liberação de 5% do compulsório do FGTS, a fim de elevar a oferta de crédito imobiliário. E comentou que a edição das diretrizes do programa Minha Casa, Minha Vida depende das diretrizes de destinação de recursos para o Conselho Curador do FGTS, porém o governo ainda não nomeou seus representantes para aquele órgão.

O presidente do SindusCon-SP ainda mencionou a representação do sindicato nos vários Conselhos e Departamentos da Fiesp. E relatou a criação de diretorias adjuntos nas diversas áreas do sindicato.

MegaSipat e ConstruSer

Maristela e Ishikawa apresentaram os programas sociais e educacionais das entidades. A MegaSipat e o ConstruSer serão realizados ainda este ano. Gomes elogiou a atuação da indústria da construção na pandemia, mantendo a atividade dos canteiros com medidas de prevenção à doença.

Ficou também acertada uma aproximação entre o Senai-SP e a área de Educação do SindusCon-SP, conduzida por Roberto Pastor Jr, para o Programa Jornada Digital, que já apoiou mais de mil empresas a evoluírem em seus processos produtivos.

FOTO: EVERTON AMARO @AMAROFOTO