Presidente da CDHU participa de reunião com SindusCon-SP e Secovi-SP

Presidente da CDHU participa de reunião com SindusCon-SP e Secovi-SP
Foto: Wertheim, Daniela, Iapequino, Krähenbühl, Lima e Abukater

Reinaldo Iapequino apresentou os planos de ação da companhia estadual

Os programas voltados ao fomento de habitação, infraestrutura e regeneração urbana da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) foram apresentados por seu presidente, Reinaldo Iapequino, ao participar reunião do Comitê de Habitação Popular do SindusCon-SP (CPH) e da Vice-Presidência de Habitação Econômica do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), em 29 de junho, na sede das entidades.

O encontro foi conduzido por Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP e diretora da Vice-Presidência de Habitação Econômica (VPHE) do Secovi-SP.

Filemon Lima, gerente Administrativo e de Relações Institucionais do SindusCon-SP, e Ely Wertheim, presidente Executivo do Secovi-SP, manifestaram apoio às ações da CDHU e colocaram as entidades à disposição da companhia para implementá-las. Lair Krähenbühl, presidente do Conselho de Administração da CDHU, e João Abukater, secretário de Habitação de São Bernardo, participaram do encontro.

Estímulos à habitação

Daniela apresentou as principais novidades das políticas habitacionais da União, do Estado e do Município de São Paulo, ocorridas no primeiro semestre.

A vice-presidente mostrou os principais estímulos à habitação de interesse social – incluindo aqueles propostos por SindusCon-SP e Secovi-SP – que acontecerão quando entrar em vigor a revisão do Plano Diretor Estratégico da capital paulista.

Ela explanou as principais mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida, introduzidas por meio das portarias baixadas pelo Ministério das Cidades, e do programa Pode Entrar, do município de São Paulo, e do Casa Paulista.

A vice-presidente discorreu sobre as decisões recentes do Conselho Curador do FGTS e da Caixa Econômica Federal.

Daniela recordou que a Sabesp dispensou a edificação de estações de tratamento de esgoto em determinados casos, e instalou um cavalete sem cobrança de taxa de esgoto – reivindicações das entidades. Ela ainda relembrou as reuniões conjuntas do CHP e da VPHE que aconteceram nos primeiros meses do ano.