Preços dos imóveis residenciais seguem desacelerando, diz a Abecip

Preços dos imóveis residenciais seguem desacelerando, diz a Abecip

São Paulo registrou ligeira elevação de 0,37% em maio, acumulando 12,49% em 12 meses

Os preços médios dos imóveis residenciais novos, pesquisados em dez capitais do país seguiram desacelerando em seu ritmo de crescimento em maio: aumentaram 0,41%, ante os 0,46% registrados no mês anterior.

O dado é do Índice Geral de Preços de Imóveis Residenciais (IGMI-R) da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).

No acumulado de 12 meses encerrados em maio, o aumento foi de 12,98%, também desacelerando em relação aos 13,58% registrados no acumulado de 12 meses até abril.

Na cidade de São Paulo, houve ligeira aceleração: os preços desses imóveis se elevaram em 0,37%, acumulando aumento de 12,49% em 12 meses.

Além de São Paulo, registraram aumentos: Brasília (0,80%), Rio de Janeiro (0,47%), Belo Horizonte (0,42%), Recife (0,40%), Curitiba (0,39%), Goiânia (0,38%), Porto Alegre (0,36%), Fortaleza (0,28%) e Salvador (0,13%).

No acumulado de 12 meses, além de São Paulo, houve elevações em: Porto Alegre (14,42%), Curitiba (13,30%), Brasília (13,21%), Fortaleza (12,81%), Salvador (12,73%), Goiânia (12,43%), Recife (12,32%), Belo Horizonte (11,15%) e Rio de Janeiro (11,08%).

A variação mensal ao longo das capitais inverteu alguns dos resultados observados no mês anterior: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Porto Alegre, que haviam registrado desacelerações entre março e abril, apresentaram em maio resultados mais elevados em relação a abril.

Por sua vez, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Salvador, Goiânia, que mostraram em abril variações superiores às de março, tiveram variações positivas, mas em desaceleração comparando maio e abril.

Já Brasília e Fortaleza mantiveram suas trajetórias de aceleração nos preços de seus imóveis residenciais.

Sob a perspectiva das variações acumuladas em 12 meses, apenas Recife apresentou em maio resultado acima do mês anterior.

De acordo com a Abecip, a tendência de desaceleração nas variações nominais dos preços dos imóveis residenciais continua acompanhada de uma tendência de desaceleração dos índices de preços ao consumidor, e de deflação nos principais índices de preços no atacado, resultando na continuidade da valorização real dos imóveis residenciais.

Segundo a entidade, o contexto de surpresas positivas nos indicadores de atividade econômica e mercado de trabalho, a perspectiva do início de um ciclo de política monetária menos restritiva ao longo do segundo semestre, e os incentivos para habitações populares devem colaborar para alavancar a demanda de edificações residenciais ao longo dos próximos meses.