PIB da construção sobe 3,9% no terceiro trimestre

Rafael Marko

Por Rafael Marko

PIB da construção sobe 3,9% no terceiro trimestre

 

 

Resultado seria mais robusto se não fossem as dificuldades enfrentadas pelo setor, segundo o SindusCon-SP

O PIB (Produto Interno Bruto) da construção cresceu 3,9% no terceiro trimestre de 2021, na comparação com o segundo, conforme divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2 de dezembro. 

O resultado mostra que se mantém a retomada consistente da atividade da construção, pois no segundo trimestre o PIB do setor havia registrado crescimento 2,7%, e no primeiro trimestre, de 2,1%. 

De acordo com Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, “o resultado certamente seria mais robusto se não fossem as dificuldades da elevação dos custos dos materiais de construção e da escassez de mão de obra qualificada. Mantendo esse ritmo, é provável que o PIB da construção feche este ano em patamar bastante superior ao PIB nacional.” 

Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, marcado pela expansão da pandemia, o PIB da construção cresceu 10,9%. Esta alta foi corroborada pelo crescimento do número de pessoas ocupadas no setor, embora o rendimento médio dos ocupados na indústria da construção tenha caído 7,3%, na mesma comparação, segundo o IBGE. 

De seu lado, as atividades imobiliárias registraram estabilidade (0%) no terceiro trimestre de 2021, na comparação com o segundo, e de 1,7% em relação ao mesmo período de 2020. 

No terceiro trimestre, a Formação Bruta de Capital Fixo recuou 0,1%, na comparação com o segundo. Já a taxa de investimento ficou em 19,4% do PIB – alta expressiva, em relação aos 16,2% registrados no mesmo período de 2020.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content