MCMV: Caixa deve reabrir prazo para receber propostas

MCMV: Caixa deve reabrir prazo para receber propostas

Informação foi dada por Inês Magalhães, vice-presidente daquela instituição

A partir de 1º de agosto, a Caixa Econômica Federal deve reabrir o prazo para recebimento de propostas de empreendimentos habitacionais do Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

A informação foi dada por Inês Magalhães, vice-presidente de Habitação da Caixa, em live realizada pelo Sinduscon-PR, na semana passada.

“Fomos surpreendidos positivamente com a demanda. Tínhamos um sentimento de que íamos conseguir propostas suficientes. Essa impressão se materializou. Alguns estados chegaram a 300% da meta de novas moradias previstas pelo governo federal nessas localidades”, afirmou Inês, comentando que essas propostas sinalizam um banco de terras para contratação nos próximos anos.

Segundo a vice-presidente da Caixa, o uso do FGTS futuro no programa deve ser regulamentado neste segundo semestre para diminuir a prestação das famílias, assim como o fundo garantidor. “A gente quer universalizar a questão das parcerias entre governos estaduais e municipais e na concessão do financiamento do FGTS, com o aporte de um subsídio de complemento ou do terreno para reduzir o valor da prestação e aumentar o prazo para as famílias da Faixa 1”, disse.

Ela afirmou que as contratações com os R$ 9,5 bilhões do Orçamento da União para essa faixa ainda não se iniciaram. “A discussão de ampliação e recursos deve se dar mais para frente”, informou.

Quanto ao FGTS, mencionou que dá para prever um aumento de orçamento, mas também de um valor expressivo de subsídio que possibilite alcançar as faixas de rendas mais baixas. “Estamos confiantes e felizes. O aumento [do limite de preço do imóvel dentro do programa] para R$ 350 mil em todo o país traz um conforto maior, porque parte das contratações que seriam feitas pelo limite anterior, pelo SBPE, podem ser feitas a partir 7 de julho pelo FGTS. São alterações que dão fôlego para as empresas trabalharem após um momento de bastante dificuldade.”

Sobre retrofit, Inês informou que a Caixa está trabalhando em uma modalidade com recursos do FGTS e do SBPE, de uma maneira mais adequada.