Opinião: Nova opção no crédito imobiliário

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Opinião: Nova opção no crédito imobiliário

Já está disponível a nova linha de financiamento da Caixa para aquisição de imóveis residenciais. Quem optar por esta modalidade, terá o reajuste de seu saldo devedor feito pelo IPCA, acrescido de juros entre 2,95% ao ano e 4,95% ao ano, dependendo do relacionamento do interessado com a Caixa.

Com a atual inflação em queda, o percentual de correção do saldo devedor pelo IPCA está ligeiramente abaixo das menores taxas de crédito imobiliário oferecidas no mercado.

Esta condição, acrescida da disponibilidade imediata dos recursos, representa mais uma opção no mercado. Há expectativa de que a nova linha aqueça a demanda por imóveis residenciais. Se isto ocorrer, aquece-se a demanda pela casa própria e se gera atividade e emprego na indústria imobiliária.

Caso a inflação se eleve no futuro, as parcelas e o saldo devedor dos financiamentos também deverão aumentar. Por isso, cada interessado deverá fazer um balanço de suas disponibilidades presentes e futuras, antes de optar pela nova modalidade de crédito imobiliário. De qualquer forma, a boa notícia é que temos mais uma fonte de financiamento para a realização do sonho da casa própria.

De outro lado, é preciso cuidar para que não faltem os recursos do FGTS necessários à habitação popular. Com o esgotamento dos recursos da União para subsídios, o fundo não pode sofrer novos desvios de sua finalidade de prover moradia à população de baixa renda.

Vinte anos de prevenção de acidentes

O maior evento de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da indústria da construção paulista, a MegaSipat – Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, comemorará 20 anos em sua próxima edição. O evento terá início em 6 de setembro, em São Paulo, e depois seguirá por mais 11 municípios do interior até 29 de novembro.

A expectativa é atingir cerca de 1.700 trabalhadores, que serão multiplicadores das boas práticas de SST em suas respectivas construtoras. Com isso, a Megasipat terá beneficiado mais de 30 mil trabalhadores de cerca de 4 mil empresas do Estado de São Paulo, desde sua primeira edição.

O evento é organizado pelo SindusCon-SP (Sindicato da Construção), por meio de suas vice-presidências de Responsabilidade Social e  Relações Capital-­Trabalho, em parceria com Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) e Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Da programação constam ampliação dos conhecimentos de SST nos canteiros de obras, exames clínicos, orientações sobre saúde e a importância da vacinação, alimentação saudável, geração de renda complementar e inclusão de pessoas com deficiência.

Inscrições para associadas do SindusCon-SP e contribuintes do Seconci­SP: [email protected] .

Opinião do SindusCon-SP publicada na Folha de S. Paulo em 01/09/2019