Instrução dos Bombeiros sobre prevenção a incêndios de veículos elétricos terá consulta pública

Rafael Marko

Por Rafael Marko

SindusCon-SP participou de seminário realizado no Instituto de Engenharia

Lauro Ladeia

O Corpo de Bombeiros de São Paulo está concluindo estudos e em breve colocará em consulta pública o texto de uma normativa para a prevenção de incêndios ocasionados por veículos elétricos. O anúncio foi feito pelo Capitão Ronaldo Ribeiro, no seminário “Veículos elétricos: os desafios atuais e futuros da Engenharia, para garantir proteção à vida e ao patrimônio”, realizado pelo Instituto de Engenharia (IE), em 20 de março.

Representando o Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e o SindusCon-SP no evento, Lauro Ladeia informou que o sindicato formou um grupo de trabalho para estudar a questão. “Estamos discutindo com construtoras, projetistas, bombeiros e estudando o que se faz no exterior a respeito. Necessitamos de uma normativa para que todos trabalhem por igual. Preocupam-nos não só as providências a serem tomadas na construção dos futuros empreendimentos, como o que os atuais condomínios devem fazer, já que seus moradores estão adquirindo carros elétricos. E temos pressa”, afirmou Ladeia.

De acordo com o capitão Ribeiro, os bombeiros estão realizando estudos tanto para as futuras edificações como para as existentes, possibilitando sua adaptação. “A intenção é que a futura legislação seja elaborada com a colaboração dos diversos setores envolvidos, de modo que atenda a proteção à vida, ao patrimônio, ao meio ambiente e colaborando para o desenvolvimento da sociedade. A tecnologia [de veículos elétricos] é fantástica, veio para chegar e ficar. A legislação será elaborada com muita parcimônia e inteligência, entendendo as formas de construção e os produtos utilizados”, disse o oficial.

O seminário do IE, realizado com o apoio do SindusCon-SP, trouxe um amplo panorama das questões de segurança envolvendo a utilização dos veículos elétricos, a normatização e as medidas de prevenção a incêndios. Foram reforçadas recomendações como o distanciamento entre as vagas para carregamento dos veículos e não se carregar veículos como bikes nos apartamentos.

O grupo de trabalho do SindusCon-SP foi criado para estudar e propor ações relativas ao correto dimensionamento dos projetos de edificações para o carregamento seguro, bem como para a prevenção de incêndios ocasionados por estes veículos nos empreendimentos imobiliários. Ele foi criado a partir da visita dos dirigentes do IE à entidade, realizada em 4 de março quando se debateu a questão.

Assista ao seminário, clicando aqui.