Imprensa destaca ações, dados e eventos do SindusCon-SP

Por Daniela Barbará

Imprensa destaca ações, dados e eventos do SindusCon-SP

Confira os principais resultados

A imprensa destacou a assinatura da Convenção Coletiva entre SindusCon-SP e SintraCon-SP. A informação saiu no Portal do Jornal O Estado de S. Paulo e no Portal da Editora Pini.

O Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou variação positiva de +0,29% em abril de 2023, acumulando variação positiva de +0,05% no ano e alta de +7,57% no cálculo em 12 meses. As informações são do Portal Pini. A informação também foi destacada no portal Grandes Construções.

Capacitação

O membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e do Conselho Consultivo do SindusCon-SP, Sergio Cincurá participou ao vivo, no dia 29 de maio, do programa Bom Dia São Paulo, da TV Globo, para falar sobre capacitação no setor da Construção Civil.

Além de abordar a perspectivas positivas para o mercado de trabalho para os próximos meses, Cincurá reforçou a importância de implementar medidas de capacitação como forma de elevar a produtividade e retenção de talentos.

Em sua entrevista ao repórter Tiago Scheuer, Cincurá destacou as diversas iniciativas do SindusCon-SP nesse sentido. “O SindusCon-SP reuniu um grupo de representantes para debater e criar ações em prol do assunto como forma de ampliar ainda mais a importância da indústria da construção como empregadora no país”, afirmou. Confira a íntegra da matéria aqui.

iCON Hub

As potenciais aplicações, as oportunidades e os riscos da Inteligência Artificial (IA) e dos Sistemas Generativos para a cadeia produtiva da construção civil foram apresentados e debatidos no 3º Seminário iCON Hub de Inovação, realizado em 31 de maio.  A edição foi destaque na imprensa: Portal da CBIC, Hub Imobiliário, Portal Pure Style e Jornal Perspectiva.

Sorocaba

SindusCon-SP promove Rodada da Inovação da Construção em Sorocaba foi destaque do jornal da Economia.

Campinas

O presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan, comentou sobre o evento CPFL Paulista e SindusCon-SP, realizado em 30 de maio na sede da concessionária de energia em Campinas. Estefan explicou como a parceria pode beneficiar o desenvolvimento do setor da construção civil. Veja vídeo aqui.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi participou da abertura do evento e comentou sobre a importância dessa parceria para o desenvolvimento regional do setor da construção civil. Veja vídeo aqui.

Já o diretor-presidente da CPFL Energia, Roberto Sartori, comentou sobre o evento e abordou a importância da parceria entre a CPFL Energia e o SindusCon-SP e seus desdobramentos por meio de projetos-pilotos, focados no setor da construção civil. O executivo também falou sobre investimentos da empresa no segmento de energia. Confira aqui.

O diretor da Regional Campinas do SindusCon-SP, Marcio Benvenutti, explicou que a plataforma digital SindusCon-SP Na Prática, desenvolvida pela entidade, é uma ferramenta que além de sua função educacional, mostra a evolução das tecnologias voltadas para o setor da construção civil. Confira aqui.

Marina Benvenutti, diretora-adjunta da Regional de Campinas do SindusCon-SP, foi destaque no Jornal da RMC. Leia aqui. O Jornal Tribuna Liberal também conversou com Marina. Leia aqui.

O evento ganhou destaque também na imprensa local com matérias no Jornal RMCPortal Tribuna ValinhenseDiário Campineiro (parte 1) e Diário Campineiro (parte 2),  Jornal Do CasteloTribuna Valinhense  e no Cota Jurídica.

A Conjuntura Econômica do SindusCon-SP, focando os indicadores do setor da construção civil, apresentada no início de junho, foi o tema da entrevista do diretor da Regional Campinas, Marcio Benvenutti, ao programa Brasil Agora da Rádio Brasil Campinas. A pesquisa mostra as perspectivas do setor para os próximos meses. Ouça aqui a íntegra.

A Coluna Xeque Mate do jornalista Carlos Cruz publicou no dia 11 de junho nota sobre a inclusão do SindusCon-SP no Conselho Municipal de Habitação. Leia aqui.

A reunião de Conjuntura Econômica realizada pelo SindusCon-SP foi destaque na imprensa em Campinas com matérias no Jornal RMC e no Panorama de Negócios. A análise de Conjuntura Econômica do SindusCon-SP focando os principais indicadores do setor da construção civil foi apresentada no telejornal Band Cidade, da TV Band Campinas, com a participação de Marina Benvenutti, que comentou sobre as as expectativas da construção civil para os próximos meses.

SindusCon-SP e Senai lançam curso de especialização é o título da matéria publicada no jornal Tribuna Valinhense em 13 de maio e do Jornal RMC e Jornal de Campinas

Já a análise sobre os dados da reunião de Conjuntura de Maio do SindusCon-SP foi destaque no Portal Tribuna Valinhense e Panorama de Negócios.

São José do Rio Preto

Foi publicado em 5 de junho o artigo “Água e cimento: não se vive sem eles”, do diretor da Regional de São José do Rio Preto, Rafael Coelho. Segundo o material, outro fator que torna o concreto praticamente insubstituível é que as matérias-primas utilizadas para a fabricação do cimento também são abundantes e baratas em quase todo o globo terrestre, como calcário e argila. Leia a íntegra aqui.

A inteligência artificial chegou nos canteiros de obras, nos escritórios de projetos e nas áreas de venda. Embora as empresas do segmento estejam ainda no estágio inicial desta inovação, estão mudando os seus modelos de negócios para o uso mais intensivo da Inteligência Artificial. As informações são do artigo “A Inteligência Artificial e a construção civil”, de Coelho divulgado no jornal Diário da Região na edição de 9 de maio. Leia a íntegra aqui.

O lançamento pelo Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae ) de Rio Preto do Manual do Empreendedor, contou com a participação de nosso Diretor Regional Rafael Coelho e foi destaque na imprensa local.