iCON Hub realiza Demoday do 5º ciclo do seu Programa de Inovação Aberta

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

iCON Hub realiza Demoday do 5º ciclo do seu Programa de Inovação Aberta

Foram apresentados os desafios das mantenedoras Idibra e Trisul

O ICON Hub, espaço de inovação e tecnologia do SindusCon-SP em parceria com a NeoVentures, realizou em 28 de junho o Demoday do Ciclo 5 com as apresentações dos desafios das mantenedoras Idibra e Trisul. Atualmente,  o hub conta com cinco mantenedoras – Cury, Trisul, Idibra, Marquise e Mota Machado – e uma parceria regional com o INOVACON e SindusCon-CE.

“O ciclo de inovação é uma iniciativa, cujo foco é desenvolver soluções para os desafios selecionados pelas construtoras mantenedoras do programa por meio de Provas de Conceito, as famosas PoCs. Valorizamos muito os resultados e os aprendizados e hoje é o dia de celebrar todas as fases da busca dos desafios das nossas mantenedoras”, afirmou Guilherme Rosa, Head do iCON Hub.

Em 2019, quando o SindusCon-SP pensou em uma forma concreta de fomentar a inovação em nosso setor e concebeu este modelo de programa junto com a Neoventures, já havia uma tendência crescente em todos os setores da economia de as empresas consolidadas buscarem a ajuda das startups para se modernizarem.

Mais ainda: de 2019 até 2022 nós vimos esta curva continuar se acentuando! O número anual de relacionamentos de inovação aberta entre corporações e startups mais do que quintuplicou de 2019 a 2022. Foram registrados 8.050 relacionamentos em 2019 e 42.588 em 2022, pelos dados da 100 Open Startups. 

Ou seja, se o iCON Hub era relevante para o setor da construção civil quando abriu as portas em janeiro de 2020, ainda mais o é hoje, uma vez que a relação entre empresas e startups se tornou essencial para a transformação que o setor tanto precisa.

“Atualmente, mais 80% das PoCs iniciadas até então, chegaram à etapa de validação/Roll-out. Nesse quinto ciclo, a partir da divulgação do edital de desafios, tivemos mais de 800 acessos, 260 startups mapeadas e contactadas, 62 interessadas, 38 inscrições selecionadas na primeira etapa e 2 soluções desenvolvidas em PoCs”, afirmou.

Programas De Inovação Aberta

Vinicius Roman, diretor Técnico da Neo Ventures destacou que o iCON Hub é uma iniciativa que visa construir de maneira coletiva o futuro da construção civil. “A ideia é que se crie um ambiente para se solucionar os desafios do momento presente, mas também se ter em mente como a gente pode ter um setor construtivo cada vez mais inovador, cada vez mais tecnológico e cada vez mais sustentável”. 

Segundo Roman, os programas de inovação aberta contam com quatro grandes etapas: a primeira etapa sendo a orientação das mantenedoras parceiras no levantamento, compreensão e detalhamento dos desafios; a segunda etapa sendo a prospecção de soluções junto ao mercado; seguida da identificação e seleção dos parceiros potenciais; e finalizamos na quarta etapa, que é justamente o desenvolvimento da solução em conjunto. 

Desafios

Os principais desafios apresentados no evento foram:

Trisul: Como digitalizar o processo de lançamento e aprovação de Documentos Fiscais para pagamento ao fornecedor?

O desafio propõe a digitalização do processo de lançamento e aprovação de documentos fiscais, considerando o volume de retrabalho em sistemas distintos que não se integram. Além disso, há uma dificuldade dos municípios em disponibilizar as notas fiscais de serviço em um layout padronizado. Identificamos também que a complexidade do processo atual (com inputs manuais) favorece erros por parte dos usuários. Temos por objetivo a diminuição de trabalhos manuais, redução de custos (pagamento de juros), automatização de processos, a fim de liberar a equipe para desenvolvimento de atividades estratégicas da área. Já houve uma tentativa de realizar integração entre sistemas, a partir dos próprios fornecedores, não havendo sucesso da iniciativa, entretanto, a empresa continua aberta a novas proposições nesse aspecto.

A Go Epik, especializada em transformação digital, é uma plataforma simples para processos complexos. Em relação ao desafio proposto, na parte do desenvolvimento, os principais pontos foram ir do analógico ao digital, como adaptar o fluxo para aproveitar as vantagens da digitalização e visualização do RPA como um participante do fluxo, uso da tecnologia OCR para leitura de nota fiscal, aplicação de regras para classificação e uso de IA para busca de campos. Além disso, a RPA em uma máquina conectada a rede da Trisul via VPN levando os dados da GoEPIK ao MEGA ERP e, por fim, o RPA programado para realizar todo o processo que antes era manual.

Entre os principais aprendizados da Go Epik estão: Túnel VPN não é para amadores; se o cliente é parceiro, o sucesso é garantido; OCR não é para amadores; e se possível, entregue mais do que o que foi combinado. Participaram pela empresa, Larissa Ferreira da área de Implantação, Wellington Moscon, Co-fundador, e Gustavo Haschich, P&D.

Para Suleir Branco, superintendente de TI da Trisul, tem sido muito gratificante o trabalho e a parceria especialmente pelo laboratório. “Gostei muito dos pontos apresentados e sem dúvida as aproximações e flexibilidades dos envolvidos são muito necessárias. Já tínhamos tentado algumas soluções e não conseguimos no passado. Isso foi importante para que a selecionássemos a melhor opção de startups. O conjunto do trabalho é desafiador. Ter a liberdade de experimentar e ir mudando conforme as entregas foi fundamental”.

Suleir afirmou que “conseguimos enxergar a questão do digital com uma outra mentalidade e às vezes é difícil passar o entendimento para o usuário”.

Idibra: Como podemos reduzir o tempo do processo de incorporação para viabilizar projetos junto aos órgãos externos, para reduzir prazos, custos e retrabalhos?

O desafio propôs a automatização do processo de regularização imobiliária desde o momento da incorporação e aquisição dos terrenos até a finalização (averbação da construção e instituição condominial). Todas as entregas aos órgãos externos eram realizadas de forma manual e individual, criando gargalos na identificação de divergências a tempo, o que propicia erros, devido ao alto volume da documentação gerada e acarreta em atrasos, com possibilidade de multas, dificuldade de acompanhamento do processo e falta de agilidade na tomada de decisões. Os órgãos relacionados muitas vezes não apresentam digitalização dos processos internos e há mudanças frequentes (legislativas ou de projeto) que contribuem para retardar ainda mais o processo. Tem-se como objetivo, a automação dos processos de incorporação, com inserção de alertas de prazos e restrições, visando maior otimização de tempo e redução dos custos.

Flávia Tissot da Place detalhou o mapeamento da possível solução. “A empresa já possuía solução implementada em Porto Alegre e em São Paulo e iria replicar a solução em Fortaleza. Como não havia tempo hábil para desenvolver toda solução em quatro meses, optamos por realizar a parte mais complexa (dados) e as próximas funcionalidades ficarão para o futuro”, afirmou, complementando que após a fase de negociação e desenvolvimento da solução e checkpoints para feedbacks a respeito dos dados.

Entre os resultados esperados, segundo Flávia, estavam acelerar o tempo de prospecção de terrenos, facilitar o acesso à legislação e aos lançamentos imobiliários, mapear regiões com demanda reprimida e áreas onde não é possível ou não é recomendado construir.

Toda a fase de análise de dados estava na Primeira Etapa do projeto que envolveu mapeamento de dados de legislação e entendimento do plano diretor, desenvolvimento do banco de dados e interface, parametrização de cálculos + logins Idibra, Interação do usuário e criação de domínio específico para Idibra e fase de implementação.

Já a segunda Etapa envolveu a Viabilidade e Prospecção com o cálculo automático da viabilidade financeira e urbanísticas dos terrenos; Valor estimado da obra; Visualização do potencial volumétrico do terreno e dos recuos em 3D; Prospecção ativa de terrenos; Geração de relatórios.

O módulo da Análise de Documentos está Inclusão de documentos; Algoritmo para leitura de documentos e comparação de documentos e de suas padronizações e análise de divergências; Alertas no caso de existir divergências; Dashboard com possibilidade de comentários em cada estudo e, por fim, o mapa com visualização de estudos.

De acordo com Vladinilton Moreira, Supervisor Técnico na Idibra Participações, a empresa investe em inovação no canteiro de obra para entregar o melhor produto para seu cliente há 55 anos. “Mantemos a cabeça voltada para inovação e hoje ela já chegou na área de Legalização”. De acordo com Moreira, uma das vantagens de trazer a Place para Fortaleza está na complexidade que era necessária para a primeira parte do desafio. “Iremos prosseguir com as demais partes: viabilidade da plataforma dentro de Fortaleza e análise documental”.

Assista a íntegra aqui.

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