iCON Hub: foi dada a largada oficial para 2022

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

iCON Hub: foi dada a largada oficial para 2022

Foram apresentadas as principais novidades e o calendário de eventos e cursos

As atividades do iCON Hub, braço de inovação e tecnologia do SindusCon-SP, em parceria com a Neo Ventures, tiveram início oficialmente no dia 27 de janeiro no Kickoff 2022, em evento 100% online e com a presença de convidados internacionais do ConTech, Hub de Inovação na Construção de Israel. A abertura do evento contou com a participação do presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, e do vice-presidente da entidade, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto.

Odair Senra, presidente do SindusCon-SP

De acordo com Senra, em 2022, a inovação será muito necessária. “Temos pela frente um ano de desafios à gestão e à produção das construtoras. Precisamos estar preparados para responder positivamente a esses desafios perante nossos investidores, fornecedores, clientes, trabalhadores e sociedade em geral”.

O presidente do SindusCon-SP pontuou ainda que enquanto as projeções para o PIB são desalentadoras, “esperamos que o setor cresça 2%, puxado pelo desempenho das nossas empresas. Estimamos que o valor agregado das construtoras aumente 4%, com a geração de mais 110 mil novos empregos. E certamente o iCON Hub terá muito a nos oferecer em inovação e incremento da produtividade”.

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP

“Sem dúvida, 2022 será um ano de desafios, que nos mostram que o caminho adotado pelo SindusCon-SP ao incentivar a inovação e tecnologia no setor, por meio de um hub, não tem volta”, afirmou Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, um dos idealizadores do hub.

Bruno França Pádua, co-fundador e CEO da Neo Ventures, destacou a história do iCON Hub, que logo após o seu nascimento teve que lidar com uma pandemia e rapidamente se adaptou para entregar a proposta do programa, mesmo remotamente. Pádua ressaltou o importante trabalho da Neo ao trazer para o hub o que há de mais atual sobre programas de inovação no país e no mundo e constantemente atualizar e adaptar à realidade das empresas do iCON.

Programa de Inovação Aberta 2022 no iCON Hub

Entre as novidades para o Programa de Inovação Aberta 2022 no iCON Hub está a ampliação das oportunidades de negócios com as startups e entre as empresas. A ideia é que, além da contratação de startups como fornecedoras de tecnologias, o programa favoreça também parcerias estratégicas entre as empresas, inclusive para co-desenvolvimento de soluções e novas propostas de valor. A busca por novos negócios abre espaço para se avaliar as startups também como possíveis investimentos estratégicos na construção de ecossistemas de soluções.

Head do hub, Guilherme Rosa

Os perfis de adesão ao programa também estão se ampliando para ajustar a proposta a uma maior variedade de empresas participantes do programa. “A ideia é ampliar a diversidade de empresas, atendendo desde as iniciantes até as mais experientes em inovação. Além disso, também queremos incluir empresas de toda a cadeia de valor da construção, não somente construtoras e incorporadoras”, afirmou o head do hub, Guilherme Rosa. O programa passa a contar com três perfis de adesão (antes havia um perfil único): Ecosystem Partner, Ecosystem Foundation e Ecosystem Leader, para atender a estes diferentes perfis e estágios de maturidade das empresas.

Além disso, atendendo à demanda de um constante fortalecimento da cultura de inovação dentro das empresas, nasce oficialmente a iCON Academy, com a missão de formar “Embaixadores de Inovação” dentro das empresas. Os módulos da formação abordarão o papel da inovação, como inovar e empreender dentro da empresa, desenvolver projetos inovadores com soluções externas e, mais estrategicamente, como criar modelos de gestão da inovação.

Contech Hub

Zachi Flatto, CEO do Contech

Para Zachi Flatto, CEO do Contech, hub de inovação na Construção Civil de Israel, as adaptações e disrupções que foram implementadas pela pandemia no mundo todo trouxeram benefícios econômicos para diversos setores da economia.

A digitalização em 2020 transformou o trabalho em remoto. “A colaboração digital transformou os encontros virtuais e as plataformas digitais, além de auxiliar nas tendências: duplicações de todos os detalhes dos projetos originais simulando os processos e comportamentos e a integração de dados por meio de diversas fontes”, disse.

Outra tendência apresentada por Flatto está na robótica e automação no setor da construção civil, auxiliando especialmente as atividades laborais que exigem esforço repetitivo. Além disso, destacou o aumento do investimento mundial em soluções para construções sustentáveis, os chamados green buildings. “As emissões do setor de construção atingiram altos recordes, mas a recuperação do uso do baixo carbono durante a pandemia pode ajudar a transformar o setor”.

Calendário 2022

No encontro virtual, Guilherme Rosa informou as datas dos próximos eventos do hub. Confira o calendário:
28 de abril – 2ª edição do Seminário iCON Hub de Inovação
21-25 de março (a definir) – Ecosystem´s Match Nacional: Florianópolis
4-8 abril (a definir) – Brazil 2 Israel: Ecosystem´s Match Internacional: Israel
6-8 junho (a definir) – Israel 2 Brazil: Ecosystem´s Match Internacional: Israel

Em parceria com a Universidade Corporativa SindusCon-SP serão oferecidos três cursos abertos: Introdução à Inovação (maio), Introdução ao Investimento-Anjo I (junho) e Introdução ao Investimento-Anjo II (agosto).

Acompanhe as atividades do iCON Hub aqui: www.iconhub.com.br