iCON Hub debaterá Inteligência Artificial na construção civil no dia 31 de maio 

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

iCON Hub debaterá Inteligência Artificial na construção civil no dia 31 de maio 

Evento híbrido mostrará aplicações, riscos e oportunidades do uso da IA no setor 

As potenciais aplicações, as oportunidades e os riscos da Inteligência Artificial (IA) e dos Sistemas Generativos para a cadeia produtiva da construção civil serão apresentados e debatidos no 3º Seminário iCON Hub de Inovação, que será realizado em 31 de maio.  

Garanta já a sua vaga na opção remota ou presencial, que será na Rua Doutor Bacelar, 1043, com vagas limitadas. 

O evento híbrido será das 13h30 às 17h30. É aberto a todo o público empresarial, profissional e acadêmico interessado no ecossistema da construção civil. 

O seminário tem o propósito de contribuir para que todos os agentes da cadeia produtiva da construção possam explorar novas oportunidades proporcionadas pela IA separando a “espuma”, ou seja, o que não passa de entusiasmo pela novidade, de suas aplicações efetivas. 

Programação

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, Vice-presidente do SindusCon-­SP, mediará o debate. A abertura será feita por Guilherme Rosa, head do iCON Hub. “A proposta dos Seminários de Inovação do iCON Hub é conseguir trazer o debate sobre tendências e tecnologias emergentes de uma forma que separe o que é o hype das notícias e promova um debate qualificado para o setor da construção. O tema da Inteligência Artificial e Sistemas Generativos é especialmente desafiador pela velocidade com que novas aplicações e desafios surgem a cada dia, desde que decidimos tratá-lo no evento. Convidamos então painelistas que poderão cobrir um amplo campo de debates e casos práticos, mas sabendo que seria impossível esgotar um tema tão novo e pujante. Quem for ao Seminário participará de uma discussão além da superfície, conhecerá algumas aplicações práticas e, acredito, oportunidades ainda pouco exploradas”.

No primeiro bloco, voltado às aplicações da IA em marketing, vendas e atendimento, Guilherme Ribeiro, especialista em inovação, tecnologia e mercado imobiliário, fará a palestra principal sobre a IA Generativa aplicada à experiência do cliente. “Vamos falar de como a Inteligência Artificial está catalisando uma transformação na construção civil, redefinindo a experiência do cliente e levando a indústria a um novo nível de excelência”, afirmou. 

Apresentarão as experiências de suas empresas: Camilo Barros, vice-Presidente Latam Client Partnerships da VidMob, plataforma que atua para que a efetividade da criação de campanhas de marketing possa ser apoiada por dados e inteligência artificial, e Ramon Azevedo, CEO da Morada, que oferece um produto baseado em IA Generativa para tratamento e qualificação dos leads das incorporadoras. “”A Inteligência Artificial pode ser um excelente aliado da criatividade. Vamos falar como se diferenciar neste mundo de abundância utilizando a tecnologia”, afirmou Barros. 

Os debates serão moderados por Ricardo Paixão, CEO do iCONATUS. 

No segundo bloco, que discutirá as aplicações dos sistemas generativos em arquitetura, engenharia e construção, Gabriela Vivan, diretora da UNA Arquitetura, fará a palestra contando sobre sua experiência na Autodesk de Toronto com o projeto Hone Structures, que utilizou o design generativo para que formas de concreto ficassem mais fortes, leves e sustentáveis. 

Lucas Batista, sócio do Generativo e fundador da BIMLab, e Alexandre Kuroda, cofundador da ArqGen, apresentarão as experiências de suas empresas.  

“O Generativo Gestão de Formas é uma solução automatizada para lidar com a complexa tarefa de projetar e gerenciar mais de 300 milhões de peças de formas de alumínio, combinando BIM e Design Generativo, trazendo uma nova era de eficiência para empresas que utilizam o sistema construtivo de paredes de concreto, afirmou Batista. 

A ArqGen se posiciona como uma startup de Arquitetura Generativa, que desenvolve softwares que concebem projetos de arquitetura e urbanismo utilizando inteligência artificial.  “Um de nossos clientes relata que nosso software de automação da concepção de layouts arquitetônicos reduziu o tempo de criação e aprovação desses projetos de semanas para minutos e a redução de custos em até 40 vezes”, destacou Kuroda.  

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo