iCON Hub anuncia o 5º ciclo do seu Programa de Inovação Aberta

Por Daniela Barbará

iCON Hub anuncia o 5º ciclo do seu Programa de Inovação Aberta

Inscrições serão de 19 de setembro a 23 de outubro

Chegou o momento de anunciar o lançamento do ciclo 5 do Programa de Inovação Aberta do iCON Hub, espaço de inovação e tecnologia do SindusCon-SP, em parceria com a Neo Ventures. O edital com o descritivo e os desafios serão divulgados no dia 19 de setembro no site do hub. O encerramento das inscrições será no dia 23 de outubro.

“Este é o 5º Ciclo de Lançamento de Desafios e cada um deles traz algo diferente, com novas oportunidades de apresentar às empresas da construção soluções inovadoras que impactam diretamente suas atividades. Este ciclo será também o primeiro de três grandes empresas que ingressaram recentemente em nosso programa por meio da parceria com o INOVACON e SindusCon-Ceará. As startups escolhidas terão a oportunidade de acessar mercado com ainda maior abrangência geográfica”, afirmou o Head do iCON Hub, Guilherme Rosa.

Ainda dentro do processo do ciclo, a comunicação das startups selecionadas para o Bootcamp será no dia 9 de novembro, para participarem dos encontros que ocorrerão a partir de 21 de novembro.

A comunicação das startups selecionadas para a Prova de Conceito (PoC), a partir de 28 de novembro. Os detalhamentos dos quatro desafios apresentados pelas mantenedoras do hub serão divulgados em webinar que ocorrerá a partir do dia 21 de setembro.

OIC

Pensando no público que não necessariamente se identifica com os desafios apresentados pelas mantenedoras, o iCON Hub mantém seu Open Innovation Channel (OIC), canal de criação de oportunidades de negócio que permite agilizar o processo de conexão entre soluções existentes em multimercados com as demandas das empresas mantenedoras. O objetivo do OIC é o de facilitar e acelerar o processo de inovação aberta das empresas mantenedoras, para atender demandas específicas que não necessitam de uma etapa de preparação prévia, como é realizado nos ciclos do Programa de Inovação Aberta.

É um canal completamente aberto, perene e ativo ao longo de todo o ano, que receberá soluções desenvolvidas não só por construtechs e proptechs, mas também aquelas para outros setores e mercados. A busca é abrangente, porém direcionada às soluções que possuam aderência às necessidades das empresas de construção civil, do processo produtivo ao backoffice.

Para agilizar este processo, a equipe do Hub revisará previamente todas as soluções que ingressarem no canal e apresentará às suas mantenedoras, regularmente, um portfólio estruturado. As empresas, após analisarem as oportunidades, indicarão aquelas soluções das quais desejam se aproximar.

Conheça também o Open Innovation Channel acessando nosso site.

Histórico

Desde sua fundação em dezembro de 2019, o iCON Hub vem expandindo sua comunidade digital com a presença de praticamente 2 mil pessoas, que interagem entre si e com as empresas do Hub por meio dos conteúdos compartilhados: pelo canal no YouTube, que conta com aproximadamente 3 mil visualizações; pela newsletter semanal que conta com mais de 600 leitores engajados em média (newsletter semanal com mais de 100 edições).

Os dois primeiros ciclos definiram seis temáticas: Experiência do cliente, Gestão sustentável, Eficiência operacional, Comercial, Marketing e Vendas, Industrialização e digitalização de processos e Qualidade. Todo o processo das duas etapas somou 57 desafios mapeados, 14 priorizados e 18 workshops realizados. Por fim, o funil de soluções contou com 168 startups inscritas de diversos estados e internacionais também, além de 54 startups selecionadas para o Bootcamp (semana de imersão das startups com as equipes das empresas mantenedoras), sendo que 50 participaram da definição de escopo, 41 participaram do Pitch Day e 9 foram selecionadas para implantação.

Já o terceiro ciclo do Programa de Inovação Aberta do iCON Hub lançou um desafio que visava à melhoria e a eficiência dos processos, gerando informações confiáveis para melhorar a gestão do relacionamento com os fornecedores, garantir a segurança da informação e aumentar o controle.

As soluções para os desafios apresentados no Ciclo 4 foram demandas da Trisul, relacionadas à notificação de fornecedores e automação de processos de fluxo de caixa.

Ei!

Sua empresa quer ser uma das mantenedoras do iCON Hub? Entre em contato e conheça nosso Programa de Inovação Aberta. Em breve teremos mais novidades boas! Acompanhe nossas redes.