GTRH do CTQ reuniu-se virtualmente em 15 de março

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

GTRH do CTQ reuniu-se virtualmente em 15 de março

Abertura do encontro foi realizada pelo coordenador do grupo, David Fratel

O Grupo de Trabalho de Recursos Humanos (GTRH) do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP reuniu-se virtualmente no dia 15 de março.

A abertura do encontro foi realizada pelo coordenador do grupo, David Fratel. Na sequência, Marina Benvenutti, diretora-adjunta da Regional Campinas do SindusCon-SP apresentou o SindusCon-SP Na Prática, plataforma educacional virtual para estudantes de engenharia ou iniciantes na categoria profissional. “Mais de 3000 alunos já se certificaram entre os 23 cursos ofertados atualmente”, afirmou.

A plataforma visa aproximar as empresas fabricantes de material de construção, o Sindicato, as prefeituras e a faculdade com os acadêmicos de Engenharia Civil e Arquitetura, com o objetivo de dar uma formação mais prática para o exercício da profissão após formados.

O SindusCon-SP Na Prática consiste em proporcionar ao aluno uma formação extracurricular por meio das horas complementares exigidas no plano curricular das Universidades. Os alunos terão acesso a cursos elaborados pelas empresas da área de construção civil, bancos e prefeituras, os quais estarão abertos a todos os alunos das Universidades e IES associadas ao SindusCon-SP.

Conheça: www.sindusconspnapratica.com.br

Fratel solicitou que o SindusCon-SP Na Prática possa ser disponibilizado também para os associados do Sintracon-SP, em uma parceria inédita entre as duas instituições. Fratel também solicitou que a plataforma possa ofertar cursos de gestão para empreiteiros e demais trabalhadores interessados em gestão empresarial, fluxos de caixa, administração etc.

Sintracon-SP

Francisco Nunes, consultor do SintraCon-SP, apresentou o programa de certificação de qualificação de empreiteiros elaborado pela ABNT. Explicou que a partir da norma de certificação da ABNT, as entidades e empresas poderão utilizá-la para dar foco na melhoria de mão de obra. Disse: “peço fundamental apoio para a mão de obra da construção civil”.

Atevaldo Vieira Leitão e Ramalho Filho também participaram do encontro representando o SintraCon-SP.

Profissões do futuro

Francisco Nunes convidou os membros do GTRH a participarem do 1º Fórum das Profissões – as profissões do futuro, que debaterá o impacto das Normas Técnicas e da Inteligência Artificial nas profissões, a Educação Técnica na empregabilidade e na remuneração, empreendedorismo na Energia Solar alternativa no sistema de Franchising; e, Construindo o Futuro: Pontes entre Gerações na Construção Civil Brasileira.

Mário Willian, presidente da ABNT, Célio Antunes, CEO da Impacta, Mário Casagrande, CEO da Solarprime e David Fratel, diretor do Grupo Kallas serão os palestrantes convidados.

O evento será no dia 25 de abril, das 09h30 às 12h30, no Teatro Aspro (R. Joaquim Dias De Oliveira, 22 Remédios – Osasco – São Paulo).

Todas as informações estão disponíveis aqui.

Equidade Salarial

Andrea Bucharles, integrante do Conselho Jurídico do SindusCon-SP, apresentou um panorama sobre os últimos desdobramentos da Lei da Equidade Salarial, que foi sancionada em 3 de julho de 2023. A lei altera o artigo 461, § 6º da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), para:

• incluir como causas de discriminação, além do sexo e etnia, também a raça, a origem e a idade;
  •  prever o direito do trabalhador de requerer em juízo indenização por danos morais.

“A lei busca a possibilidade de a mulher ascender e ter crescimento profissional a médio prazo com dispositivos do plano de ação”, afirmou Andrea.

Andrea ainda esclareceu a respeito de transparência a ser publicados pelo Ministério do Trabalho e outros itens da Lei da Equidade Salarial. Este assunto permanecerá na pauta do GT de Recursos Humanos.

Publicações

Por fim, foram debatidas as necessárias atualizações de outros pilares de gestão no Práticas de Gestão de Pessoas na Construção Civil 2023 e o Manual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas, ambos divulgados em dezembro de 2023 e elaborados pelo GTRH.