GT Sustentabilidade em Construção promove mais um encontro

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

GT Sustentabilidade em Construção promove mais um encontro

Participantes conheceram nova versão da certificação GBC Casa & Condomínio

O Grupo de Trabalho (GT) Sustentabilidade em Construção, uma parceria do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP com a Saint-Gobain, realizou seu quinto encontro na sede do SindusCon-SP, em 26 de março e contou com a participação de representantes das empresas Amera, Canopus, Conx, Cyrela, DOX, Engelux, Fonseca & Mercadante, GBC Brasil, HM Engenharia, Imangai, Plano & Plano, Tecnisa e Tegra. O encontro é um fórum constante de compartilhamento de experiências entre os participantes, de acordo com a coordenadora-técnica do Comasp, Lilian Sarrouf.

Segundo com João Casari, Gerente de Especificação da Saint-Gobain, o objetivo maior é ampliar o volume de participantes e inovar nos temas propostos para os encontros, sempre promovendo a interatividade entre diferentes públicos e principalmente demonstrando o impacto ao escolher soluções sustentáveis.

Certi­ficação GBC Casa & Condomínio

O tema do encontro foi a Certi­ficação GBC Casa & Condomínio, apresentado pelos convidados Sandra Pinho Pinheiro, conselheira de inovação e Enzo Tessitore, arquiteto, urbanista e diretor de Marketing e Operações do Green Building Council Brasil. Os palestrantes apresentaram a nova versão da certificação que está em revisão e os participantes tiveram a oportunidade de fazer contribuições.

A certificação desenvolvida pelo Green Building Council Brasil tem o objetivo de fornecer ferramentas necessárias para projetar, construir e operar condomínios residenciais com alto desempenho e práticas sustentáveis.

De acordo com Sandra, a certificação busca fomentar o setor em prol da sustentabilidade e transformação do ambiente construído, por meio da educação e disseminação das práticas necessárias para a construção sustentável.

Segundo Tessitore, os avanços na construção, tecnologia, serviços e sistemas estão cada vez mais disponíveis para os projetistas, construtores e proprietários que querem construir verde e maximizar o desempenho econômico e ambiental.

Sandra ressaltou que dentro do item Medição de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GWP), a certificação indica o uso da CECarbon para quantificar emissões da obra. A CECarbon é uma ferramenta que permite calcular as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o consumo energético relacionados a construção de uma edificação, para elaboração de inventários na fase de projeto e obra. A calculadora online e gratuita conta com o apoio da Saint-Gobain e faz parte do escopo de ações essenciais para promover a conscientização nos setores público e privado acerca de alternativas construtivas mais sustentáveis.

Os participantes trocaram experiências com relação às certificações ambientais para o setor da construção como o LEED,  AQUA-HQE, Edge, e Selo Casa Azul + Caixa,  e destacaram a necessidade de incentivos por parte das instituições financeiras, atualmente os bancos Santander, Itaú e Bradesco já possuem linhas de crédito que analisam e consideram os riscos ambientais dos empreendimentos, mas que ainda precisam ser aprimoradas, bem como os Fundos Imobiliários poderiam criar produtos financeiros no sentido de incentivar empreendimentos sustentáveis.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo