Grupos de Trabalho do CTQ fazem balanço do ano  

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Grupos de Trabalho do CTQ fazem balanço do ano  

Ações visaram incremento da produtividade e da qualidade nas obras  

As ações desenvolvidas ao longo de 2023 pelos Grupos de Trabalho (GTs) do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP foram apresentadas e discutidas em reunião realizada em 23 de novembro. O encontro foi conduzido por Rodrigo von Uhlendorff, coordenador do CTQ, com a participação de Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP.  

Paulo Aridan, coordenador do GT de Gestão e Produtividade, relatou: as visitas feitas à Trisul e à Ambartech, para conhecimento da fabricação e da instalação de sistemas pré-fabricados; os webinares sobre coordenação e construção modular, produtividade e industrialização da construção; e as ações previstas para 2024, sobre temas como acompanhamento digitalizado da obra, escassez de pessoal, como acelerar a descarbonização da construção pela via da industrialização e um curso de coordenação e construção modular.  

Mauricio Bianchi, coordenador do GT de Projetos e Seguros mostrou como persistem os problemas derivados da elaboração e da contratação dos projetos e as melhorias propostas, como a contratação de um seguro para erros e omissões (D&O). Para impulsionar a adoção deste seguro, a ideia é debater a responsabilidade do projetista e realizar um evento com seguradoras e resseguradoras. A Susep se dispôs a facilitar o diálogo com as seguradoras. Entre outros temas a serem abordados em 2024, está a responsabilidade sobre incêndios provocados por carros elétricos nos edifícios.  

GT de Cimbramento, sob coordenação de Flavio Cuperman e Carlos Grazina, tem por objetivo promover a melhoria nas relações de fornecimento da locação dos equipamentos de cimbramento. Grazina relatou estar em elaboração um manual de boas práticas, com aperfeiçoamentos na contratação, recebimento de projetos executivos, gestão de medição dos serviços, conferência da retirada de materiais e procedimentos de devolução dos mesmos. A minuta elaborada agora está sob análise dos fornecedores que participam do GT, e o lançamento está previsto para março de 2024. 

As atividades do GT Concessionárias foram apresentadas por sua coordenadora Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP. Ela relatou as gestões realizadas junto à Secretaria Municipal das Subprefeituras e ao Convias, para a agilização da devolução dos depósitos realizados como caução para a realização de obras de ligação de água e esgoto nas vias públicas; e sobre as gestões para a troca dos depósitos pela apresentação de seguro-fiança. Anunciou que haverá um curso sobre práticas recomendadas para a recomposição dos pavimentos em Convias, em 5 de dezembro. Em relação à Sabesp, informou sobre a instalação do piloto de um segundo cavalete, em troca da não cobrança de taxa de esgoto, além do estabelecimento de um canal de comunicação direto entre as construtoras e a concessionária. 

Giuseppe Vergara, coordenador do GT de Cerâmicas “Via Seca”, informou que o grupo tem a participação da Anfacer e está em fase de contratação de um consultor para o desenvolvimento de um procedimento executivo para a aplicação de cerâmicas “via seca” e para a criação de um selo de qualidade no produto. Representantes dos fornecedores de argamassas e do Centro Cerâmico do Brasil serão convidados a participar dos trabalhos.  

A instituição do Fórum Permanente de Negociação, o lançamento do procedimento para a certificação de empreiteiros da ABNT e as recomendações para o enfrentamento das ondas de calor nos canteiros de obras foram algumas das ações do GT de RH, relatadas por David Fratel, seu coordenador. Ele também destacou a realização das visitas a empresas de ponta nesta área e a pesquisa sobre a gestão da mão de obra das construtoras associadas ao SindusCon-SP, elaborada junto com a consultoria Falconi, bem como o Manual de Boas Práticas desenvolvidas pelo grupo. Destacou que a pesquisa e o manual serão lançados em eventos exclusivo para associados no dia 12 de dezembro.

Fernando Teixeira, que junto com Milton Meyer coordena o GT de Elevadores, relatou as reuniões realizadas com estes fornecedores para buscar sanar os problemas de atrasos nos fornecimentos e na instalação destes equipamentos. Informou ainda estar em elaboração um guia de boas práticas sobre a contratação, recebimento, montagem, comissionamento, documentação e garantias pós-entrega de elevadores, para tornar as contratações mais efetivas.  

Alexandre de Oliveira, coordenador do GT de Pós Obra e Inspeções Prediais apresentou os objetivos do grupo: dar suporte às normas técnicas de manutenção e inspeções prediais, propor e acompanhar sua revisão, trabalhando com outras entidades do setor. Ele mostrou um estudo que está sendo elaborado no âmbito do GT, comparando a eficiência dos softwares de obras, bem como a adaptação destes aos prazos previstos na Norma de Garantias de Edificações.

GT Enel apresentará o balanço de suas atividades na próxima reunião do CTQ, depois de uma reunião a realizar-se em 6 de dezembro, para a discussão das ligações definitivas das obras.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo