Grupos de Trabalho do CTQ apresentam as ações realizadas

Por Daniela Barbará

Grupos de Trabalho do CTQ apresentam as ações realizadas

Reunião conduzida pelo coordenador do CTQ, Rodrigo von Uhlendorff

Os Grupos de Trabalho (GTs) do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP apresentaram um balanço de suas ações, em reunião conduzida pelo coordenador do CTQ, Rodrigo von Uhlendorff, em 4 de maio.

GT Plano de Controle Tecnológico

Juliana Dias Ikejiri, membro do GT Plano de Controle Tecnológico lembrou a criação do grupo em novembro de 2018 e que em julho de 2019 foi feita a apresentação dos Itens para revisão na Norma 15575 (35 itens de todas as partes).

As revisões dos Requisitos da Norma 15575 para Acústica e Térmico já estão revisados, aprovados, publicados e em vigência. Já em relação ao item durabilidade, o texto em discussão ainda não foi para consulta pública. Já os demais requisitos (estrutura, incêndio, impermeabilização..) estão sem atuação neste momento.

GT Recursos Humanos

O GT Recursos Humanos apresentou as reuniões que foram realizadas. Entre elas está a palestra em 10 de fevereiro com Danilo Maeda com o tema “Gente, a razão de ser do ESG”: Apesar dos esforços para conceituar corretamente o termo, sustentabilidade ainda é uma ideia associada apenas à preservação do meio ambiente. Portanto, é muito comum que se questione qual o papel do capital humano nesta agenda. E é preciso deixar claro: as pessoas estão no começo, no meio e no fim da agenda de sustentabilidade e, portanto, das práticas ESG.

Além disso, o grupo visitou o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) em 10 de março. O GT de RH foi recebido por Haruo Ishikawa, membro do Conselho Deliberativo do Seconci-SP e vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP. Haruo e superintendentes e gerentes do Seconci-SP apresentaram os serviços ambulatoriais, de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e assistenciais prestados.

Em 20 de abril, foi realizado um encontro na sede da Vivo (Grupo Telefônica Brasil) em São Paulo, para conhecer a atuação e os programas da área de Recursos Humanos da empresa de Telecom.

O evento faz parte de uma ação de benchmark lançada pelo GTRH, com o apoio do CTQ, com três empresas que se destacaram na 26ª edição do ranking Great Place to Work (GPTW) BRASIL 2022 (Melhores Empresas para Trabalhar): VIVO, ITAÚ (26 de maio) e MAGALU (22 de junho).

Além disso, o GTRH está estruturando um Projeto de Cooperação com a consultoria Falconi sobre práticas de gestão de pessoas na Construção Civil.

GT de Gestão e Produtividade

Os temas debatidos nas reuniões do grupo em 2023 foram Gestão, Modularidade, KITS e Equipamentos (Andaime Fachadeiro).

O Grupo De Trabalho realizou encontro com o tema Programa de Produtividade da HTB, no qual foi apresentado o Programa HTB de Excelência Operacional que implementou o Lean Construction ou SHGO (Sistema HTB de Gestão de Obras). Na ocasião foi apresentado o Case do BIM 4D implementado na ampliação do aeroporto de Porto Alegre e os 7 desperdícios clássicos do Lean com ferramentas digitais, trazendo uma visão de futuro.

O grupo debateu temas como Coordenação Modular, Construção Modular, Plataformas como pré-requisitos para o processo de Industrialização da Construção.

No dia 12 de maio será realizada a apresentação “Futuro da Construção e os desafios da industrialização e modularidade “cobrindo os temas debatidos , com Prof.ª Daniela Dietz Vianna e Prof.ª Dóris Zechmeister do curso de graduação e pós graduação em Engenharia Civil da UFRGS, com atuação no NORIE ( Núcleo Orientado para Inovação da Edificação).

Em relação aos Kits, o grupo agendou uma apresentação em conjunto com o Grupo de Instalações com a empresa Ambar Tech, na qual a empresa apresentou uma séria de produtos relacionados a serviços hidro sanitários, elétrica e módulos de paredes prontas. Desta apresentação surgiu a ideia da visita a obra TRISUL na Barra Funda e ainda a programação de nova visita do CTQ na fábrica de São Paulo.

Em relação aos Equipamentos (Andaime Fachadeiro), João Paulo está preparando uma apresentação de case Sinco sobre utilização de andaimes fachadeiros e trazendo comparativo com processo tradicional. O grupo está programando uma apresentação para os integrantes das empresas do CTQ.

GT Pós Obra

De acordo com Alexandre Oliveira, o GT está colaborando/participando da CE-002:249 – Inspeções Prediais, sendo GT Hidráulica, (finalizado), GT Elétrica, (finalizado), GT Estruturas, GT Incêndio, e GT Ar-condicionado.

Para o ano o grupo irá trabalhar na pesquisa sobre as melhores ferramentas em uso pelos departamentos de Ass.Técnica (24 empresas participam, 8 responderam) e contribuição na elaboração da cartilha IBAPE – Contratação da Inspeção Predial.

Entre os trabalhos já demandados para o futuro estão a proposta de revisão da norma ABNT NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho; e Revisão dos Manuais do Proprietário e Áreas Comuns – SindusCon e Secovi. O GT está aguardando reunião estratégica com a ABRINSTAL, para dar continuidade nos trabalhos em parceria entre as entidades

ENEL

William Gilheta, coordenador do GT Enel detalhou encontro com representantes da concessionária de energia realizado na sede do SindusCon-SP em 27 de abril. Na ocasião, juntamente com o Secovi-SP, debateram pontos de melhorias para estreitar relações entre as construtoras, as incorporadoras e a concessionária. O principal objetivo deste primeiro encontro foi ampliar a produtividade nas fases dos projetos em construção que dependem da distribuidora de eletricidade.

Os principais pontos trazidos pelos representantes do setor da construção civil e imobiliário foram o debate sobre prazos nas diversas fases dos projetos e execução de obras. Entre os pontos debatidos estavam projetos, redes de energia, cabeamento, análise técnica interna e externa, transformadores, reforço de rede, regulação etc.