Governo lançará projeto para construção industrializada em 26 de abril 

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Governo lançará projeto para construção industrializada em 26 de abril 

Este é um dos destaques da edição desta semana do Radar Trabalhista 

A Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia lançará em 26 de abril o Projeto Construa Brasil. O foco do projeto é a elaboração de um planejamento estratégico para difusão da construção industrializada, além de estudos específicos para aprofundar o diagnóstico e propor soluções para as principais barreiras a essa difusão. 

O lançamento será transmitido ao vivo pelo canal streaming ME. De acordo com o governo, a adoção da construção industrializada tem potencial para reduzir, significativamente, os prazos de execução das obras e aumentar, substancialmente, a eficiência dos processos, a sustentabilidade, as condições de trabalho para os trabalhadores e o controle de qualidade e de custos. 

As metas estabelecidas estão relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações, à melhoria do processo de concessão de alvará para construção, à difusão do BIM (Modelagem da Informação da Construção) no Brasil, aos desdobramentos da Estratégia BIM BR e ao incentivo à coordenação modular e à construção industrializada. 

Os produtos desenvolvidos para cada uma das metas do projeto estarão disponíveis no site – que será apresentado no dia do lançamento – para apoiar a desburocratização, a digitalização e a industrialização do setor da construção. 

Este é um dos destaques da edição desta semana do Radar Trabalhista, publicação da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). 

A edição também traz outras informações de interesse jurídico e trabalhista, como o lançamento do módulo web para eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Além de prestar as informações de SST por meio dos sistemas próprios de gestão, agora os empregadores ou as empresas e profissionais especializados poderão também usar o novo módulo do eSocial para informar os eventos de SST. 

Leia o Radar Trabalhista.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo