Governo estadual libera subsídios para mais 20 mil moradias

Governo estadual libera subsídios para mais 20 mil moradias

Tarcísio cumprimenta Bassan, do SindusCon-SP, no Palácio dos Bandeirantes

SindusCon-SP participou de lançamento do novo Casa Paulista

Um novo programa Casa Paulista foi lançado em 19 de julho pelo governador Tarcísio de Freitas, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes. Serão liberados mais R$ 258,1 milhões em subsídios para viabilizar a compra de mais 20 mil moradias em 67 municípios, destinadas a famílias com renda mensal média de R$ 2,4 mil.

Representando o SindusCon-SP na solenidade, Victor Bassan, diretor adjunto de Habitação do sindicato, avaliou a medida como sendo “importante não só pela imediata aplicação na geração de emprego e renda pela indústria da construção, mas principalmente pela possibilidade de aquelas famílias mais carentes, que antes não tinham a possibilidade de comprar a sua casa, realizarem o sonho da casa própria”.

“Programas como este, que auxiliam as famílias com a compra do imóvel com uma carta de crédito, são uma das formas mais eficazes de combate ao déficit habitacional, geração de renda e emprego, além possibilitar a estas famílias que escolham o seu novo lar”, destacou Bassan.

Em seu pronunciamento, o governador lembrou ter sido este o terceiro pacote de subsídios neste ano. “Há tempos atrás, comemoramos 6 mil unidades habitacionais, depois celebramos 8 mil unidades, e agora estamos celebrando 20 mil unidades. A gente vai descomprimindo, vai baixando o aluguel, aumentando a oferta e proporcionando o sonho da casa própria para quem ganha pouco”, afirmou o governador.

“O governo do Estado ajuda o setor imobiliário e ajuda, principalmente, as pessoas. Ajuda quem vai se encontrar com o sonho da casa própria e aqueles que vão trabalhar nos empreendimentos”, acrescentou Tarcísio.

Os empreendimentos ficarão sob responsabilidade da iniciativa privada, com financiamento da Caixa Econômica Federal, totalizando R$ 3,6 bilhões em investimentos. A expectativa é que cerca de 66 mil empregos diretos, indiretos e induzidos sejam gerados durante as obras.

O subsídio oferecido pelo Estado varia entre R$ 10 mil e R$ 16 mil por moradia, dependendo da localização do imóvel. Os compradores também poderão contar com subsídios federais e utilizar o FGTS no financiamento habitacional, quando disponível. Assim, o valor das prestações ficará compatível com a capacidade de pagamento das famílias.

A demanda é aberta a todos que se enquadrarem nos critérios do programa e receberem aprovação da Caixa Econômica Federal, instituição que faz o financiamento habitacional das moradias.

Participaram também da solenidade, entre outros, o secretário estadual de Habitação, Marcelo Branco, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, além de deputados, prefeitos, vereadores, gestores públicos estaduais e municipais e os presidentes da Apeop, Carlos Eduardo Jorge, e do Secovi-SP, Rodrigo Luna.