Fiesp fará projeto piloto de segurança alimentar para crianças

Fiesp fará projeto piloto de segurança alimentar para crianças

Maristela Honda representou Seconci-SP e SindusCon-SP na reunião do Consocial

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) dará início ao seu Programa Alimentar o Futuro, destinado a combater a desnutrição de crianças de zero a dez anos, com projetos-piloto em duas regiões do Estado de São Paulo.

O anúncio foi feito na reunião do Conselho Superior de Responsabilidade Social (Consocial) da Fiesp em 20 de março, que contou com a participação de Maristela Honda, presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) e vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP.

Segundo Raul Cutait, presidente do Consocial, o programa foi desenvolvido pela Fiesp em parceria com o Ciesp e o Sesi-SP, em resposta aos alarmantes indicadores de fome no Brasil, que se agravaram durante a pandemia da Covid-19, quando apenas 4 em cada 10 famílias tinham acesso adequado à alimentação. “O Estado de São Paulo tem 6,8 milhões de pessoas que passam fome, isso é mais acentuado em casas que têm crianças de zero a dez anos”, relatou.

O lançamento regional do Alimentar o Futuro será realizado em 11 de abril, em Araraquara, com assinatura de Protocolo de Intenções com 18 prefeituras, além da apresentação das ações previstas no programa. No Vale do Ribeira, que tem os piores resultados em indicadores como renda PIB per capita e mortalidade infantil, o lançamento está previsto para a 1ª quinzena de maio, com 24 prefeituras.

As ações previstas no programa devem alcançar as crianças que se encontram em creches e as que estão fora das instituições educacionais, além de estratégias como estimular a oferta saudável e adequada de alimentação escolar, apoiar o fortalecimento da política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e criar o núcleo de apoio às empresas e sindicatos para engajamento dos associados Fiesp e Ciesp na agenda.

No encerramento da reunião, foi assinado um Termo de Parceria entre o Conselho Nacional de Nutrição e a Fiesp para o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), previsto no Programa Alimentar o Futuro – Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na Infância, desenvolvido pela Fiesp em parceria com o Ciesp e Sesi-SP.

Com informações da Agência Indusnet Fiesp