Faturamento da indústria de materiais volta a cair em novembro 

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Faturamento da indústria de materiais volta a cair em novembro 

Queda prevista para este ano é de 6%, mas 2023 será melhor, diz a Abramat 

O faturamento da indústria de materiais recuou 0,3% em novembro, na comparação com outubro. Em relação a novembro do ano passado, a queda é de 5,4%. 

Os dados foram divulgados pela Abramat (Associação Brasileira da indústria de Materiais de Construção). No acumulado de janeiro a novembro, o faturamento das empresas associadas àquela entidade apresentou queda de 6,8%, na comparação com o mesmo período de 2021. 

Com isso, o FGV/Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) revisou novamente a projeção para o faturamento deste segmento em 2022. Esperava-se no início do ano um crescimento de 1%, em relação ao faturamento do ano passado. Em outubro, a previsão era de queda de 2,2%. Agora, a estimativa é que o setor feche o ano com declínio de 6%. 

De acordo com Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, a revisão para baixo se deve ao elevado endividamento das famílias, o que tem diminuído a demanda por materiais no varejo. Ele também creditou a queda à indefinição das políticas fiscal e econômica do governo eleito, adiando decisões de investimentos. 

De outro lado, Navarro destacou que as projeções do FGV/Ibre indicam um 2023 positivo para o segmento. 

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo