20º Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais – PRESENCIAL

Estudantes e professores

Não associado

Grupo de 3 ou mais pessoas

desconto especial (sob consulta)

20º Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais – PRESENCIAL

INSCRIÇÕES ABERTAS

APRESENTAÇÃO

O Seminário “Tecnologia de sistemas prediais” atinge em 2024 sua vigésima edição atravessando um período de grandes transformações nas características dos empreendimentos residenciais e comerciais no Brasil.

Neste período o seminário sempre foi pautado por temas voltados à inovação em todos os sistemas que abrange, aos métodos e critérios de projeto, à qualidade e desempenho, à normalização, ao uso e operação e todas as implicações relacionadas à produtividade e custos de produção.

Não poderia ser diferente nesta vigésima edição que vem trazer palestras e debates em torno dos temas atuais à luz de uma retrospectiva de evolução desde o início dos anos 2000.

Como resultado de toda a reflexão no âmbito do Comitê de Tecnologia e Qualidade no SindusCon-SP o seminário deste ano avalia a evolução no Brasil, aborda as discussões mais recentes no cenário internacional e trata de temas de grande atualidade em torno de projeto, tecnologia, inovação, segurança, sustentabilidade e uso e operação dos sistemas prediais nas edificações.

Público-alvo:

Diretores, gerentes e profissionais de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo de empresas incorporadoras, construtoras, de projeto e de fabricação de materiais, componentes e sistemas construtivos.

Professores, pesquisadores e estudantes de escolas de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e tecnologia de edificações.

PROGRAMAÇÃO*

14:00 – Abertura

• Yorki Estefan – Engenheiro Civil, Diretor da Conx Construtora e Incorporadora, Presidente do SindusCon-SP
  • Renato Genioli Jr. – Engenheiro Civil, Diretor da Construtora R.Yazbek, Vice-Presidente do SindusCon-SP
  • Luis Fernando Ciniello Bueno – Engenheiro Civil, Diretor da Rocontec, Coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP – CTQ
  • Lauro Gomes Ladeia – Engenheiro Civil, Diretor da Tegra Incorporadora, Coordenador do Grupo de Sistemas Prediais do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP – CTQ

14:15 – Evolução dos sistemas prediais nos anos 2000 e os desafios atuais

• Gustavo Alves Ortega – Engenheiro Civil, Diretor da Fator Engenharia e Presidente da ABRASIP – Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais

14:35 – Desafios e caminhos para a descarbonização nos sistemas prediais

• Alberto José Fossa – Engenheiro Eletricista, Mestre em Energia, Doutor em Ciências, Diretor da Newen Engenharia Consultiva e Diretor executivo da Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações – ABRINSTAL.

15:05 – Smart Meters: nova era para o mercado de gás natural

• David Penna Ribeiro – Engenheiro Civil, Gerente de Engenharia da COMGÁS

15:25 – Implicações de projeto e segurança de carregadores de automóveis elétricos em edifícios.

• Paulo Rewald – Engenheiro Civil e Eletricista, Diretor da Rewald Engenharia e Diretor de Normalização do Secovi-SP

15:45 – Debates

Mediação:

• Renato Genioli Jr. – Engenheiro Civil, Diretor da Construtora R. Yazbek e Vice-Presidente do SindusCon-SP
  • Lilian Sarrouf – Coordenadora técnica do Comasp do SindusCon-SP e Superintendente do ABNT CB002 – Comitê Brasileiro da Construção Civil da ABNT

16:05 – Intervalo

16:20 – Infraestrutura e compatibilidade em instalações de elevadores

• Douglas Domingues Beckmann – Engenheiro Mecânico, Gerente comercial nacional de vendas e marketing da Atlas Schindler

16:50 – Interface entre projeto de sistemas elétricos e projeto de sistemas de ar-condicionado

• Contextualização: Carlos Barbara – Engenheiro Civil, Diretor da Barbara Engenharia e membro do Grupo de Sistemas Prediais do Comitê de Tecnologia e Qualidade.
  • Christian Hendrik Scheepmaker – Diretor Técnico da Willem Scheepmaker & Associados
  • Fernando Feroldi – Eng. Hospitalar, Projetista Sênior da Willem Scheepmaker & Associados
  • Fábio Chaim – Engenheiro de Controle e Automação, Gerente de Engenharia Aplicada da Daikin

17:20 – Soluções aplicadas em obras para superar os desafios dos sistemas prediais residenciais