Evento mostra aplicações em BIM em empreendimentos imobiliários

Evento mostra aplicações em BIM em empreendimentos imobiliários

Escaneamento, gerenciamento e inspeção com drones foram alguns dos temas debatidos

O segundo painel do 13º Seminário Internacional BIM, realizado pelo SindusCon-SP em 29 de novembro, tratou de aplicações inovadoras da Modelagem da Informação da Construção em empreendimentos imobiliários. Os debates foram coordenados por Fernando Fernandes, membro do GT BIM do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP.

Grasielle Esposito, diretora executiva e sócia-fundadora da Potenza Soluções

Grasielle Esposito, diretora executiva e sócia-fundadora da Potenza Soluções, mostrou as vantagens da utilização do escaneamento milimétrico a laser, para diminuir o tempo de levantamento de dados e coletá-los corretamente, mapeando e buscando a compatibilização com os projetos realizados.

Informou que os equipamentos de sua empresa têm potencial de escanear 2 mil metros de nuvens de pontos por dia, além de destacar a importância de se combinar com o cliente do que exatamente ele precisa, para depois possibilitar a modelagem de acordo com as expectativas dele. Frisou também a vantagem de se eliminarem custos posteriores de retrabalho de obras , chamou a atenção para que o escaneamento componha os projetos desde o início dos mesmos e apresentou alguns cases de interação entre o levantamento cadastral e a execução simultânea da obra.

Realidade aumentada

Felipe Toledo Lima, fundador da Inbuilt

Felipe Toledo Lima, fundador da Inbuilt, fez uma apresentação sobre o aplicativo que sua empresa desenvolveu para possibilitar, mediante o direcionamento da câmara do celular, a visualização do terreno por realidade aumentada no pré-lançamento, a visualização dos sistemas prediais da obra durante a etapa de execução para a construtora, e a visualização no pós-obra para os clientes – o que muda radicalmente a forma de apresentar as informações do que está por trás das paredes, facilitando e reduzindo riscos. Outro desenvolvimento possibilita a visualização futura do empreendimento, apenas apontando o celular para o terreno ou a maquete.

Murilo Bruza, analista de BIM da Mitre, apresentou a aplicação prática do aplicativo pela empresa. A ferramenta mostrou alguns pontos críticos na execução da obra, permitindo sua correção. Também antes de entregar as unidades ao cliente, foram detectados e corrigidos desvios de projeto, evitando problemas futuros ao adquirente. Hoje o aplicativo acompanha o desenvolvimento desde o BIM das instalações.

Menos erros de projeto

Cícero Rodrigues Sallaberry, sócio-fundador da ConstruFlow

Cícero Rodrigues Sallaberry, sócio-fundador da ConstruFlow, apresentou esta ferramenta de gerenciamento de projetos em BIM, com o propósito de diminuir os erros na fase de projeto, o que economiza custos posteriores. Ele chamou a atenção para problemas de comunicação, derivados do excesso de informação e do excesso de canais, criando insegurança em relação a decisões tomadas ou provocando erros. A plataforma da Construflow permite a centralização das informações e diminui o tempo em busca das mesmas. Permite que os erros sejam corrigidos rapidamente e haja comunicação entre as equipes.

Salaberry chamou a atenção para o fato de 40% dos apontamentos de erros ocorrerem no projeto executivo, demandando cerca de 3 meses para sua correção. Mostrou os diferentes tipos de erros, predominando divergências e lacunas de informação. A ferramenta permite compatibilização e recebe arquivos de outros softwares. Informou que o foco é a construtora, sendo irrisório o custo mensal de uso da ferramenta.

Utilização de drones

Carlos A. Wendling Jr., diretor técnico na Voosolo

Carlos A. Wendling Jr., diretor técnico na Voosolo, fez uma apresentação sobre inspeção de fachadas com drones e Inteligência Artificial (IA) para projetos de retrofit. Levantamento feito por drones, sensores termográficos e scaners é processado em softwares de IA, numa plataforma que identifica automaticamente as anomalias, realiza a validação e edição dos dados, mostra os reparos necessários e sugere soluções. Permite também o gerenciamento destas anomalias, possibilitando análises e gestão das correções.

Wendling mostrou cases de anomalias encontradas e como as informações foram tratadas. Por último, explicou como se podem gerar relatórios que sirvam ao arquiteto para fazer o projeto BIM do retrofit.

O evento contou com o patrocínio Ouro da Atlas Schindler e Gerdau, patrocínio Prata da Hilti e com a parceria institucional do ESTADÃO. Apoiaram o seminário: ABCIC, ABECE, ABECIP, ABNT, ABNT/CB-002, ABEF, ABRAINC, ABRAMAT, ABRASIP, ABRINSTAL, AELO, APEMEC, AsBEA-SP, CBIC, COBRACON, Seconci-SP, Secovi-SP e SindInstalação.

Saiba mais da primeira parte do evento aqui.