Entidades unem-se pela qualidade em sondagens e fundações

Entidades unem-se pela qualidade em sondagens e fundações
Foto: Estefan (ao centro), ladeado por Manzalli (esq.) e Eduardo (dir.), no SindusCon-SP

Reunião no SindusCon-SP reafirmou a importância de observância das normas em laudos, projetos e execuções

SindusCon-SP, ABEF (Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia) e ABEG (Associação Brasileira de Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica) unirão esforços em favor da qualidade dos serviços de sondagens de solos, projetos e execuções de fundações.

A decisão foi tomada em visita de Gilberto Manzalli, presidente da ABEF, e José Luiz de Paula Eduardo, presidente da ABEG, ao SindusCon-SP, em 5 de março, acompanhados por Rogério Almeida, vice-presidente da ABEF; Gustavo Nahas, diretor financeiro; Marco Costa, diretor Jurídico; e Daniel Iorio, conselheiro.

Os visitantes foram recebidos por Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, acompanhado de Mauricio Bianchi, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade da entidade; Luis Fernando Ciniello Bueno, coordenador do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade); Rosilene Carvalho, gerente do Jurídico; e Filemon Lima, gerente de Relações Institucionais.

Os visitantes reforçaram a necessidade de observância, nos serviços de projetos, sondagens e execução de fundações, das boas práticas da engenharia, das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e das Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança do Trabalho. Lembraram estar disponível o Manual de Execução de Fundações – Práticas Recomendadas, de autoria e edição da ABEF, com a contribuição da ABEG e da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos).

Os diretores da ABEF informaram que suas empresas associadas têm investido em novos equipamentos e que encontram as mesmas dificuldades da indústria da construção em relação à escassez de mão de obra especializada no mercado. Alertaram para a existência de empresas irregulares que não operam dentro das normas, bem como de empresas que realizam sondagens claramente forjadas. Informaram que já estão em contato com o Crea-SP para intensificar a fiscalização sobre essas empresas e até o Ministério Público por conta de fraudes e concorrência desleal. Recomendaram que as construtoras sempre revisem com consultores os projetos de fundações recebidos de incorporadoras, além de verificarem a existência de seguro dos projetistas de fundações.

Os dirigentes do SindusCon-SP afirmaram que a entidade fará um trabalho de esclarecimento a respeito dessas questões. Comentaram que a atividade da indústria da construção deve permanecer aquecida, demandando mais serviços de sondagens e fundações. Reafirmaram que a entidade está comprometida em elevar a produtividade e relataram que a temática também está inserida na grade de cursos da Universidade Corporativa SindusCon-SP.