Emprego na construção cresce ligeiramente em maio

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Emprego na construção cresce ligeiramente em maio

Atividade ainda seguiu aquecida principalmente no Sudeste, analisa o SindusCon-SP

A indústria da construção abriu 27.958 postos de trabalho com carteira assinada no país em maio de 2023, aumento de 1,10% em relação ao número de empregados no setor em abril. Nos primeiros cinco meses deste ano, foram 148.630 contratações (+6,14% sobre o contingente de trabalhadores em dezembro). No acumulado de 12 meses até maio, a construção gerou 186.542 novos empregos (+7,83%).

Já o saldo entre admissões e demissões em todos os setores da atividade econômica no país resultou na abertura de 155 mil empregos em maio. A construção gerou 18% desses empregos. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e foram divulgados em 29 de junho, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, comentou que os Estados do Sudeste responderam por mais de 50% dos empregos criados pela construção nos primeiros cinco meses do ano. Entretanto, prosseguiu, persiste a expectativa de desaceleração deste ritmo, devido à redução dos lançamentos de novos empreendimentos imobiliários e de novas obras de infraestrutura nos últimos meses.

“Com as últimas medidas positivas do Conselho Curador do FGTS e do Ministério das Cidades, e a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, esperamos que os lançamentos voltem a crescer, porém isto somente se refletirá em obras e, portanto, crescimento do emprego em 2024”, afirma Estefan.

Em maio, a construção foi o segundo setor que mais gerou novos empregos, atrás de serviços (+83.915 trabalhadores) e na frente da agropecuária (+19.559), do comércio (+15.412) e da indústria (+8.419).

Nas atividades imobiliárias do setor de serviços (incorporação imobiliária), foram abertos 473 novos empregos em maio – oscilação de 0,25% na comparação com o número de novos postos de trabalho com carteira assinada em abril. Nos primeiros cinco meses deste ano, foram 2.339 (+1,26% sobre o número de dezembro de 2022). No acumulado de 12 meses até maio, foram 4.598 (+2,50%).

Estoque

Ao final de maio, a construção empregava 2.569.364 trabalhadores com carteira assinada no país, de acordo com o Novo Caged.

Por Estados

Das vagas abertas pela construção em maio, 4.461 situaram-se no Estado de São Paulo.

Além de São Paulo, as unidades da Federação em que o setor mais abriu novos empregos no mês foram: Minas Gerais (7.555), Pará (2.936), Paraná (2.297), Rio de Janeiro (2.126), Ceará (1.351) e Mato Grosso (1.009). Bahia, Rio Grande do Sul, Acre e Roraima registraram quedas.

Sobre o SindusCon-SP

SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 3334-5659 – [email protected]