Em outubro, CUB acumula alta de 2,19% no ano

Por Daniela Barbará

Em outubro, CUB acumula alta de 2,19% no ano

Variação mensal foi negativa em -0,05%

O Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou variação negativa de -0,05% em outubro de 2023, acumulando variação positiva de +2,19% no ano e alta de +2,51% no cálculo em 12 meses.

Os dados são do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, de uso obrigatório nos registros de incorporação dos empreendimentos imobiliários e um importante termômetro na variação dos custos de mão de obra e serviços.

Em outubro, as variações dos custos com administrativo (salário dos engenheiros) foram 0,21% no mês; 2,71% no ano; e 2,87% em 12 meses. Com mão de obra a variação no período foi nula. Na comparação em 12 meses, a variação foi positiva em +4,88% e no ano +4,64%. Com os custos dos materiais, as variações foram negativas: -0,14% em outubro; -1,05% no ano e -0,62% em 12 meses.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.955,60 por metro quadrado em outubro.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou variação negativa de -0,05% em outubro. A variação no ano foi positiva em +2,01% e em 12 meses, +2,34%, em outubro.

O custo médio da construção paulista (R8-N) subiu para R$ 1.824,20 por metro quadrado em outubro.

Em outubro, na comparação com o mês anterior, a variação dos custos médios das construtoras com administrativo foi 0,21%. Já com mão de obra a variação foi nula. Os custos desonerados relacionados aos materiais foram -0,14% no período.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) desonerado ficou em R$ 1.824,20 por metro quadrado em outubro.

Custos dos insumos

Em outubro, sete itens apresentaram variações acima do IGP-M (+0,50%), sendo as mais representativas: Fio cobre antichama isol. 750 V 2,5 mm² (+1,74%), Placa de gesso p/ forro s/ colocação (+1,50%), Brita 2 (+1,45%), Janela de correr 2 folhas 1,2×1,2 m (+1,21%), Bloco cerâmico para alv. vedação 9x19x19cm (+0,77%), Vidro liso transparente 4 mm c/ massa (+0,75%) e Bacia sanitária branca c/ cx. acoplada 6 L (+0,71%).

Em outubro, as variações de 25 itens pesquisados ficaram acima do índice do IGP-M (-4,57%), em 12 meses: Brita 2 m³ (+9,05%), Tinta látex branca PVA lata (+7,75%), Emulsão asfáltica c/elastômero p/imperm. kg (+7,69%), alimentação tipo marmitex número 8 (+6,65%) e bloco de concreto 19x19x39 cm (+6,51%).

Os demonstrativos da pesquisa podem ser acessados aqui: sem desoneração e com desoneração.

Sobre o SindusCon-SP

SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 3334-5659 / 999837800 – [email protected]