Em novembro, CUB acumula alta de 2,31% no ano

Por Daniela Barbará

Em novembro, CUB acumula alta de 2,31% no ano

Variação mensal foi positiva em 0,12%

O Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou variação positiva de 0,12% em novembro de 2023, acumulando variação positiva de +2,31% no ano e alta de +2,48% no cálculo em 12 meses.

Os dados são do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, de uso obrigatório nos registros de incorporação dos empreendimentos imobiliários e um importante termômetro na variação dos custos de mão de obra e serviços.

Em novembro, as variações dos custos com administrativo (salário dos engenheiros) foram nula no mês; 2,71% no ano e em 12 meses. Com a mão de obra, a variação no período foi positiva em 0,02%. Na comparação em 12 meses, a variação foi positiva em +4,80% e no ano +4,66%. Com os custos dos materiais, as variações foram: 0,27% em novembro; -0,78% no ano e -0,57% em 12 meses.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.957,93 por metro quadrado em novembro.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou variação positiva de +0,13% em novembro. A variação no ano foi positiva em +2,14% e em 12 meses, +2,32%, em novembro.

O custo médio da construção paulista (R8-N) subiu para R$ 1.826,54 por metro quadrado em novembro.

Em novembro, na comparação com o mês anterior, a variação dos custos médios das construtoras com administrativo foi nula. Já com mão de obra, a variação foi positiva em 0,02%. As variações com os custos desonerados relacionados aos materiais foram 0,27% no período.

Custos dos insumos

Em novembro, oito itens apresentaram variações acima do IGP-M (+0,59%), sendo as mais representativas: Chapa compensado plastificado 18mm (+1,87%), Disjuntor tripolar 70 A (+1,86%), Bloco de concreto 19x19x39cm (+1,71%), Bacia sanit. branca c/ cx. acoplada 6 L (+1,31%), Placa cerâmica (azulejo) 15x15cm 1ª linha PEI II (+1,23%) e Fechadura, tráfego moderado acab. cromo (+1,20%).

Em novembro, as variações de 21 itens pesquisados ficaram acima do índice do IGP-M (-3,46%), em 12 meses: Emulsão asfáltica com elastômero para impermeabilização (+8,45%), Bloco de concreto 19x19x39cm (+7,49%), Brita 2 (+7,27%), Alimentação tipo marmitex nº 8 (+6,80%), Tinta látex branca PVA (+6,42%) e Placa cerâmica (azulejo) 15x15cm 1ª linha PEI II (+5,86%).

Sobre o SindusCon-SP

SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 3334-5659 / 999837800 – [email protected]