Diretoria do SindusCon-SP faz balanço positivo das ações em 2023

Diretoria do SindusCon-SP faz balanço positivo das ações em 2023
Foto: Vasconcellos, von, Bianchi, Santos, Ishikawa, Messias, Porto, Estefan, Romeu, Zaidan, Batlouni, Senra, Genioli e Daniela

Fortalecer industrialização e atrair mão de obra estão entre as metas para 2024

A Diretoria do SindusCon-SP avaliou como positivas as ações desenvolvidas pela entidade em 2023 e definiu diversas metas para sua atuação em 2024, entre as quais fortalecer a industrialização da construção e contribuir para a formação e a atração de mão de obra para o setor.

Na avaliação de Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, “2023 foi um ano muito positivo na entidade, cujo grande diferencial é seu capital intelectual. Renovamos diversas áreas, empreendemos um trabalho muito integrado com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias), o Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e o Seconci-SP (Serviço Social da Construção).”

Estefan destacou os trabalhos de formação e capacitação desenvolvidos por Roberto Pastor Junior, diretor Educacional do SindusCon-SP, na Universidade Corporativa da entidade; e por David Fratel, coordenador do Grupo de Trabalho de RH do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade). Também enumerou outros destaques, como a atuação do Conselho Jurídico, coordenado por Carlos Del Mar.

Para 2024, o presidente do SindusCon-SP afirmou que a entidade “vai impulsionar fortemente o tema da atração de mão de obra para o setor, em parceria com o Senai-SP e até atraindo imigrantes. Diante da escassez de mão de obra nas empreiteiras, as construtoras estão se verticalizando”, comentou.

Destaques das áreas

Renato Genioli, vice-presidente Financeiro, apresentou o balanço financeiro do ano e o orçamento para 2024, que foi aprovado.

A atuação do SindusCon-SP no aperfeiçoamento do Plano Diretor Estratégico de São Paulo e da Lei de Zoneamento foi destacada por Odair Senra, vice-presidente de Imobiliário.

Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia, mencionou a retaguarda que sua área proporcionou ao Grupo de Trabalho sobre Reforma Tributária, as Reuniões de Conjuntura e o trabalho de acompanhamento da evolução dos custos da construção. Para 2024, estas tarefas prosseguirão, disse.

O sucesso dos seminários de Instalações Prediais e de Estruturas foi ressaltado por Jorge Batlouni, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade. Para 2024, relatou que sua área seguirá avançando nas questões de produtividade e industrialização.

Maristela Honda, vice-presidente de Responsabilidade Social e presidente do Seconci-SP, destacou a sinergia criada entre as duas entidades no atendimento das empresas ao disposto nas Normas Regulamentadoras e na qualidade de vida dos trabalhadores. Para maior atração de mão de obra, afirmou que o setor tem as ferramentas, como os cursos do Senai-SP, mas que precisa criar novos atrativos e mudar a forma de abordar a questão. Relatou ainda o trabalho de parceria desenvolvido para a formação de mulheres trabalhadoras no setor.

Na mesma direção, Haruo Ishikawa destacou o apoio ao SindusCon-SP proporcionado pela atuação do Seconci-SP na área de segurança do trabalho.

Yorki Estefan congratulou Maristela e Ishikawa pela solenidade do Prêmio Seconci-SP (Serviço Social da Construção) de Saúde e Segurança do Trabalho e agradeceu àquela entidade pelas parcerias realizadas em 2023. Maristela comentou que a solenidade correspondeu à pujança da indústria da construção e ressaltou a importância da parceria entre as entidades, que considera como irmãs.

Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação, relacionou as atividades do Comitê de Habitação Popular, com foco nas mudanças ocorridas no programa Minha Vida, nos financiamentos do FGTS e na atuação junto à Sabesp. Para 2024, afirmou poder colaborar também com as pautas de industrialização da construção.

Na mesma linha, Rodrigo von Uhlendorff, coordenador do CTQ, relatou a renovação do Comitê, que aumentou de 25 para 37 o número de suas empresas participantes e passou a ter mais dois representantes adjuntos por empresa. Para 2024, a meta é elevar ainda mais a produtividade dos grupos de trabalho.

O vice-presidente Francisco Antunes de Vasconcellos Neto destacou o sucesso que a CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono para Edificações vem conquistando em seus objetivos e o trabalho conjunto a respeito desenvolvido em conjunto com Abrainc e Secovi-SP. Relatou ainda os contatos realizados com autoridades ligadas ao meio ambiente sobre temas como conservação de energia e gestão de resíduos. Para 2024, seguirá o trabalho de consolidar a CECarbon, para que tenha mais usuários, e haverá um trabalho semelhante em relação à gestão de água. No tocante ao iCON Hub, o esforço continuará sendo direcionado a impulsionar a inovação entre pequenas e médias empresas.

Mauricio Bianchi, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade, relatou os trabalhos do grupo que coordena no CTQ com o propósito de instituir uma apólice de seguro para erros de projeto e de realizar um evento internacional a respeito. Elogiou a iniciativa do Instituto Mauá de Tecnologia de criar um curso de gestão de instalações prediais.

Luiz Antonio Messias, vice-presidente de Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público-Privadas, informou sobre sua representação em reuniões e eventos da área realizados por CBIC, Fiesp e outras entidades, levando as posições do SindusCon-SP. Entre outras ações, destacou a atuação no projeto de lei que acabara de ser aprovado no Congresso, dispondo que obras acima de R$ 1,5 milhão não podem mais ser licitadas por pregão.

Elogios ao trabalho da Presidência do SindusCon-SP foram feitos por José Romeu Ferraz Neto, representantes do sindicato junto à Fiesp. Ele ainda congratulou as atuações do CTQ, de Maristela no Seconci-SP e de Eduardo Capobianco na presidência do Conselho Superior da Construção da Fiesp.

Sergio Porto, também representante do SindusCon-SP junto à Fiesp, preconizou uma aproximação com o governo estadual para enfrentar a escassez de mão de obra, com mais ações de capacitação.

Renan Pérsio dos Santos, do Conselho Consultivo, comentou o benefício que a nova Norma de Garantias de Edificações trouxe para o setor, e falou da necessidade de se trazer alunos para os cursos do Senai-SP.

No início da reunião, Filemon Lima, gerente de Relações Institucionais, apresentou o relato das atividades do SindusCon-SP em 2023, com destaque para os eventos realizados, as reuniões com autoridades, entidades e fornecedores do setor, as visitas técnicas, a renovação da logotipagem da entidade e outras ações, dentro das metas propostas pela atual gestão.