Diretores regionais reuniram-se em 12 de março

Por Daniela Barbará

Diretores regionais reuniram-se em 12 de março

Abertura foi realizada pelo vice-presidente do Interior, Fernando Junqueira

O vice-presidente do Interior, Fernando Junqueira, abriu a reunião virtual dos diretores regionais do SindusCon-SP em 12 de março, informando sobre os intensos trabalhos que o SindusCon-SP realiza no interior do estado.

Ribeirão Preto

A regional de Ribeirão Preto do SindusCon-SP participou de palestra realizada pela Associação Brasileira de Fôrmas, Escoramentos e Acesso (Abrasfe) sobre como a industrialização dos processos construtivos têm contribuído com a produtividade e os custos dos projetos, em 6 de março.

“A oportunidade foi excelente para unirmos todas as pontas da cadeia produtiva: os associados que são empreendedores, os profissionais de engenharia e aqueles que têm desenvolvido novos métodos e tecnologias para que sejamos cada vez mais eficientes”, comentou Junqueira.

Habitação

A vice-presidente de Habitação, Daniela Ferrari apresentou os andamentos e recentes mudanças nos programas Minha Casa Minha Vida Cidades e o Casa Paulista – Carta de Credito Individual. “Algumas Secretarias de Habitação vem adotando política de suplementação de subsídio para rendas de 0 a 3 salários mínimos por meio de cartas de crédito individuais. Esta política tem apoio incondicional do setor, pois desonera o adquirente reduzindo a porcentagem de recursos próprios (entrada)”, afirmou Daniela.

Além disso, de acordo com a vice-presidente, a iniciativa permite que essas famílias tenham maior opção de escolha do 1º imóvel, produção pulverizada de imóveis aptos a venda e repasse; e possibilita clientes com condicionamento do financiamento, que já tentaram adquirir e não conseguiram, tenham acesso a habitação. “Esta política teve tamanha assertividade que influenciou vários Estados e Municípios a adotarem modelos semelhantes”, afirmou.

Em 22 de março, o SindusCon-SP realizará o Seminário MCMV Cidades e Casa Paulista em Ribeirão Preto. Daniela destacou que está prevista a participação do Secretário Nacional de Habitação Sr. Hailton Madureira de Almeida. Os convidados palestrantes são: Nielder Tarsus, superintendente da CEF Ribeirão Preto, Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP e Secovi-SP e Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do FGV/Ibre.

Inscreva-se aqui.

Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) de Campinas

O diretor da Regional Campinas do SindusCon-SP, Marcio Benvenutti, informou que foi eleito em 20 de fevereiro, como primeiro-secretário da nova diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) de Campinas, para um mandato de dois anos.  A chapa eleita tem como presidente, Ronaldo Gerd Seifert (segmento Técnico Profissional), como vice-presidente, Fábio de Almeida Muzetti (segmento Universitário) e segundo-secretário, Alan Silva Cury (segmento Técnico Profissional).  Benvenutti representa na nova Diretoria o segmento Empresarial. Seguiram manifestações dos Srs. Rafael Coelho e Ricardo Aragão, que informaram que as regionais em São José do Rio Preto e Bauru, respectivamente, também participam de órgãos colegiados de seus municípios.

Participaram também da reunião os diretores: Claudio Gomes (ABCD), Ricardo Aragão Rocha Faria (Bauru), Renan Pérsio (Sorocaba), Rafael Coelho (São José do Rio Preto), Mauro Rossi (Mogi das Cruzes), Lucas Muniz Elias Teixeira (Santos).