CUB acumula alta de 2,31% em 2023

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

CUB acumula alta de 2,31% em 2023

O Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou variação nula em dezembro de 2023, acumulando variação positiva de +2,31% no ano.

Os dados são do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, de uso obrigatório nos registros de incorporação dos empreendimentos imobiliários e um importante termômetro na variação dos custos de mão de obra e serviços.

Em dezembro, as variações dos custos com administrativo (salário dos engenheiros) foram nulas no mês; e 2,71% no ano. Com a mão de obra, a variação no período foi nula. Na comparação em 12 meses, a variação foi positiva em +4,66%. Com os custos dos materiais, as variações foram nulas no mês, e -0,78% no ano.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.957,95 por metro quadrado em dezembro.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou variação nula em dezembro. A variação no ano foi positiva em +2,14%.

O custo médio da construção paulista (R8-N) subiu para R$ 1.826,56 por metro quadrado em dezembro.

Em dezembro, na comparação com o mês anterior, a variação dos custos médios das construtoras com administrativo, mão de obra e materiais foram nulas.

Custos dos insumos

Em dezembro, 12 itens apresentaram variações acima do CUB, sendo as mais representativas: porta lisa para pintura 3,5x70x210cm (+0,75%), disjuntor tripolar 70ª (+0,59%), cimento CPE-32 saco 50 kg (+0,54%), registro de pressão cromado Ø =1,27cm.

Em dezembro, as variações de 22 itens pesquisados ficaram acima da variação do CUB, em 12 meses: Emulsão asfáltica com elastômero para impermeabilização (+7,68%), Brita 2 (+7,24%), Bloco de concreto 19x19x39cm (+6,94%) e Alimentação tipo marmitex nº 8 (+6,02%).

Sobre o SindusCon-SP

SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 3334-5659 / 999837800 – [email protected]