CUB acumula alta de 0,10% em fevereiro

Por Daniela Barbará

CUB acumula alta de 0,10% em fevereiro

Variação em 12 meses foi de 2,47%

O Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou variação positiva de +0,10% em fevereiro de 2024, acumulando variação positiva de +2,47% em 12 meses.

Os dados são do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, de uso obrigatório nos registros de incorporação dos empreendimentos imobiliários e um importante termômetro na variação dos custos de mão de obra e serviços.

Em fevereiro, as variações dos custos com administrativo (salário dos engenheiros) e mão de obra foram nulas. A variação do item Administrativo em 12 meses foi de +2,71% e de mão de obra foi de 4,64%.

Em relação à variação dos custos de materiais, o índice ficou em 0,25% em fevereiro; acumulando alta de 0,22% no ano e variação negativa de -0,38% em 12 meses.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.959,87 por metro quadrado em fevereiro.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou variação negativa de -0,11% em fevereiro. A variação em 12 meses foi positiva em +2,32% no segundo mês de 2024.

O custo médio da construção paulista (R8-N) subiu para R$ 1.828,48 por metro quadrado em fevereiro.

Em fevereiro, na comparação com o mês anterior, a variação dos custos médios das construtoras com administrativo foi nula. Já com mão de obra, a pesquisa revela que houve uma variação positiva de +0,02%; e, com os materiais, a variação foi negativa +0,25% em fevereiro.

Custos dos insumos

Em fevereiro, 24 itens apresentaram variações acima do IGP-M (-0,52%), sendo as mais representativas: Emulsão asfáltica c/elastômero p/imperm. (+2,43%), bloco de concreto 10x19x39 cm (+1,91%), bacia sanitária branca com caixa acoplada 6 litros (+1,43%), porta lisa para pintura 3,5X70X210 cm (+1,31%) e concreto FCK=25 Mpa.

Em fevereiro, as variações de 24 itens pesquisados ficaram acima da variação do IGP-M (-3,76%), em 12 meses: Brita 2 (+9,91%), bloco de concreto 19x19x29 cm (+9,51%), Emulsão asfáltica com elastômero impermeabilizante (+8,49%), placa de gesso  para forro sem colocação (+6,92%) e alimentação tipo marmitex número 8 (+5,86%).

Confira as tabelas da pesquisa nos modelos sem desoneração e com desoneração.