CTQ relata ações de sustentabilidade e produtividade

CTQ relata ações de sustentabilidade e produtividade

Reunião também tratou de normas técnicas, concessionárias, inovação e educação

Rodrigo von Uhlendorff (de camisa azul) coordena reunião do Comitê de Tecnologia e Qualidade

As ações do SindusCon-SP em favor da sustentabilidade e da produtividade das obras foram relatadas na reunião do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) da entidade, conduzida por seu coordenador, o vice-presidente Rodrigo von Uhlendorff, com a participação do presidente Yorki Estefan, em 9 de março.

Vanessa Dias, supervisora do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP, comentou sobre os aperfeiçoamentos que estão sendo desenvolvidos na CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono, desenvolvida pelo SindusCon-SP – e as ações em andamento para a divulgação da ferramenta e a definição de uma meta setorial de redução de emissão de gases de efeito estufa, em conjunto com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e o Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Já há 334 usuários da plataforma cadastrados em dez Estados e no Distrito Federal, e 100 inventários concluídos.

Vanessa Dias, supervisora do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP

Rodrigo von alertou para a importância de as empresas que ainda não utilizam a CECarbon o façam, e não deixem para a última hora. A utilização da ferramenta por um grande número de empresas possibilita realizar comparações dentro do setor, acrescentou. Estefan defendeu que haja uma segmentação por tipo de obra, para que as comparações sejam pertinentes. Renato Genioli, vice-presidente Financeiro do SindusCon-SP, preconizou um compartilhamento de informações entre as empresas, para agilizar a aplicação da ferramenta. O vice-presidente Jorge Batlouni chamou a atenção para o elevado nível de emissões por parte da indústria de determinados materiais.

Vanessa ainda relatou as atividades do Comasp: em 6 de março, em conjunto com a Fiabci Brasil, palestra de Isaac Safdie, da Safdie Architects, e de Nivaldo Santos, da Racional Engenharia, sobre os projetos e obras do aeroporto Jewel Changi, em Singapura, e do Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo; e encontro com empresas do setor para construir uma agenda de sustentabilidade na construção, em parceria com a Saint-Gobain, em 7 de março.

Normas técnicas

Lilian Sarrouf, superintendente do CB002 (Comitê Brasileiro da Construção) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), falou sobre as próximas normas técnicas de execução de pisos cimentícios permeáveis, a serem elaboradas no âmbito daquele comitê, e as que serão publicadas em abril, entre elas a de Elaboração de Projetos de Estruturas de Concreto e a de Execução de Estruturas de Concreto. Informou também sobre o trabalho de acompanhamento de normas pelas entidades do setor. Em 5 de abril, haverá divulgação da Norma de Garantias de Edificações para os formandos de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia.

Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP na reunião do CTQ

Estefan reforçou o convite para a participação das equipes jurídicas das construtoras no workshop que o SindusCon-SP, por meio de seu Conselho Jurídico, realizará sobre a Norma de Garantias, em 16 de março. E informou que haverá alterações na norma de argamassas que irá vigorar a partir de junho, tais como a necessidade de se testar aquelas produzidas em canteiro.

Suprimentos

Por sugestão do presidente do SindusCon-SP, o CTQ montará um grupo de whatsapp para a troca de ideias entre o pessoal de suprimentos das empresas do comitê.

Estefan relatou as visitas feitas ao SindusCon-SP pelos presidentes da Comgás, Antonio Simões, e da Light no Rio de Janeiro, Wilson Poit. Ele convidou as empresas a conhecerem as sugestões oferecidas à revisão do Plano Diretor do município de São Paulo, em workshop a realizar-se em 23 de março.

Rodrigo von informou que o CTQ está aberto à participação das associadas do SindusCon-SP, as quais começarão atuando dentro dos Grupos de Trabalho do comitê.

Guilherme Rosa, head do iCON Hub, programa de inovação do SindusCon-SP com a Neo Ventures, reforçou o convite para as empresas participarem da Jornada Expressa de Inovação, a se iniciar em 30 de abril e com duração de quatro meses. O objetivo é apoiar as empresas que desejam iniciar suas jornadas de inovação, sensibilizando internamente as equipes, capacitando colaboradores-chave e fomentando uma cultura de inovação.

Concessionárias

William Gilheta, do GT Concessionárias do CTQ, relatou a visita do presidente da Enel, Max Xavier, e equipe, ao SindusCon-SP, quando se abordaram questões como projetos, vistorias e prazos das ligações de energia nas obras. Nova reunião será marcada para levar casos concretos de associados do SindusCon-SP e do Secovi-SP à concessionária. Estefan alertou que a Enel aprova projetos de acordo com suas normas, que mudam constantemente. Genioli chamou a atenção para a importância da qualidade e da precisão das informações que as construtoras transmitem à concessionária.

Daniela Ferrari, coordenadora do GT de Concessionárias, relatou o andamento das tratativas para o convênio com Convias e a Prefeitura de São Paulo, e a normativa da Sabesp sobre a transição para os cavaletes de aço inox.

Renato Genioli anunciou que em junho será realizado o Seminário de Sistemas Prediais, e informou que Lauro Ladeia será o novo coordenador do GT sobre o tema.

O vice-presidente Mauricio Bianchi relatou reunião do GT de Projetos, que incorporou o GT BIM. Entre outros assuntos, serão tratados a preocupação das construtoras com o nível dos projetos e os seguros envolvidos.

Missão Técnica

Paulo Mingione, do CTQ, informou que a Missão Técnica do SindusCon-SP deste ano será realizada para Miami de 3 a 10 de junho, em conjunto com Fiabci Brasil (Federação Internacional Imobiliária), Secovi-SP e Adit Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico). Haverá visitas a edifícios, obras, construtoras, seguradoras, e a uma agência local do Bradesco, entre outras opções de atividades. Mingione e Thomas Diepenbruck informaram que o Programa de Excelência Empresarial da HTB será apresentado aos membros do CTQ em 10 de março.

Jorge Batlouni, coordenador do GT de Estruturas, discorreu sobre o roteiro das próximas visitas técnicas aos canteiros de obras, para conhecimento dos desafios, inovações, logística e outros aspectos, e posterior divulgação nas mídias do SindusCon-SP. Ele relatou ainda o andamento dos patrocínios à entidade.

Área educacional

Roberto Pastor, coordenador da área de Educação, falou sobre os cursos gratuitos, ministrados pelo Senai-SP nos canteiros de obras em 2022, sobre armação para estruturas de concreto, revestimento de placas cerâmicas e instalação de drywall. Ele apresentou os depoimentos positivos de dois trabalhadores que passaram pelos cursos. Os cursos programados para este ano são: revestimento com placas cerâmicas, fôrmas de madeira para estruturas de concreto e armação para estruturas de concreto. Pastor também apresentou os próximos cursos da Universidade Corporativa SindusCon-SP, incentivando a participação das empresas no curso de Conservação de Água em Edificações e Uso de Fontes Alternativas de Água não Potável que inicial em 14 de março..

Marina Benvenutti, da Regional Campinas, informou que o programa SindusCon-SP na Prática, voltado a universitários e estagiários, realizará parcerias com universidades públicas, começando pela Unicamp.