CTQ realiza balanço das ações desenvolvidas

CTQ realiza balanço das ações desenvolvidas

Luis Fernando Bueno assumirá a coordenação do comitê em 2024

O CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP realizou um balanço das atividades desenvolvidas no biênio 2022-2023, em reunião conduzida por seu coordenador Rodrigo von Uhlendorff, com a participação de Yorki Estefan, presidente da entidade, em 14 de dezembro.

Estefan elogiou a atuação de Rodrigo von na condução do comitê e deu as boas-vindas a Luis Fernando Ciniello Bueno, que assumirá a coordenação do CTQ em 2024. Ambos apresentaram medidas para incrementar a participação das empresas nas atividades do comitê.

O CTQ ampliou de 26 para 36 as empresas participantes, incluiu representante do Interior, incentivou o engajamento das empresas nas atividades do SindusCon-SP, criou reuniões de Grupos de Trabalho para relatos de suas atividades, criou novos grupos, renovou os participantes, designou novos coordenadores, auxiliou a presidência da entidade em todos os encontros setoriais e deu condições e apoio para os grupos desenvolverem seus trabalhos.

Atividades

Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, relatou a atividade desenvolvida com sucesso, por um grupo de trabalho, sobre os custos da construção. Bueno reforçou a importância da participação de todas as empresas do CTQ na tarefa.

O vice-presidente convidou as empresas a se engajarem em outro projeto, que está sendo iniciado, para a elaboração de um CUB (Custo Unitário Básico) regionalizado para São Paulo ou a sua Região Metropolitana.

Renato Genioli, vice-presidente Financeiro do SindusCon-SP, e Rosilene Carvalho, gerente do Jurídico, discorreram sobre as contribuições sindical (facultativa), associativa (paga pelos associados), confederativa e assistencial (estabelecida em convenção coletiva, com direito de oposição). Genioli chamou a atenção para a importância das contribuições a fim de fortalecer a atividade associativa.

Estefan destacou a importância da manutenção de uma concorrência saudável entre as empresas, na relação com seus contratantes. Genioli, Zaidan, Bueno e Jorge Batlouni, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade, destacaram a importância de as construtoras se valorizarem e demonstrarem sua qualidade ao mercado.

Grupos de trabalho

Rodrigo von informou que a cartilha de boas práticas na contratação de elevadores está ficando pronta. Novo levantamento sobre atrasos na entrega e montagem desses equipamentos será realizado. Ele também relatou as tratativas realizadas junto à Sabesp, sobre a implementação do segundo cavalete e outros temas de interesse das construtoras.

William Gilheta, coordenador do GT Enel, relatou o trabalho desenvolvido para melhorar os prazos de ligação de energia nos empreendimentos e os custos e as exigências da concessionária. Alguns avanços foram obtidos e deverão ser implementados em janeiro.

Roberto Pastor, diretor da Área Educacional apresentou um balanço sobre os cursos realizados pela Universidade Corporativa em 2023, com avaliações muito positivas por parte dos alunos. Ele exibiu os cursos a serem realizados em 2024, convidando as empresas a inscreverem seus colaboradores. Mostrou os cursos em parceria com o Senai-SP, para capacitação dos trabalhadores diretamente nas obras.  E lembrou que estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação em gestão de instalações prediais, no Instituto Mauá de Tecnologia. Iniciativas no Fórum Permanente de Negociação e junto aos empreiteiros serão adotadas para trazer mais alunos aos cursos de capacitação. Ações de atração no ensino médio serão estudadas, para despertar o interesse dos alunos pela profissão de engenheiro civil.

David Fratel, coordenador do GT de RH, falou do lançamento do Manual de Boas Práticas e da pesquisa sobre gestão da mão de obra na construção, em parceria com a Falconi Consultoria, que obteve avaliação bastante positiva por parte dos participantes do evento.

Meio ambiente e normas técnicas

Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP, relatou as conquistas obtidas pela CECarbon – Calculadora de Consumo de Energia e Emissão de Carbono, inclusive concorrendo a uma premiação em Taiwan. A ferramenta ganhará nova versão, com novas funcionalidades. Ela ainda relatou a participação do Comasp em eventos sobre gestão de resíduos, madeira legal, conservação de água, infraestrutura verde, sustentabilidade, eficiência energética, e os projetos para 2024.

Lilian, que também é superintendente do CB002 (Comitê Brasileiro da Construção) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), fez um balanço das normas técnicas aprovadas, bem como sobre as normas em revisão e elaboração em andamento. Chamou a atenção para o acompanhamento de normas relacionadas a incêndios, serviços imobiliários, vidros, bem como a necessidade de revisão das normas relacionadas com a de garantias. A ABNT está orientando para que os impactos no clima sejam levados em consideração na elaboração e na revisão das normas.

Inovações

Guilherme Rosa, head do iCON Hub, e Yorki Estefan reforçaram o convite para as empresas participarem do iCON Explorer, a realizar-se em 6 e 7 de fevereiro, com visitas a empresas para conhecer seus programas de inovação. Milton Meyer, membro do CTQ, passará a reforçar a coordenação do iCON.

Luciana Caldara Estece, gerente de Marketing da Construção Civil da Gerdau, apresentou a iniciativa da empresa destinada a aumentar a satisfação dos clientes. Um dos destaques, a ser disponibilizado em breve, é o aplicativo de conferência do aço cortado e dobrado, reduzindo consideravelmente o tempo desta tarefa e possibilitando comunicação imediata à siderúrgica no caso de algum problema.