CTQ cria Grupo de Trabalho de Projetos

CTQ cria Grupo de Trabalho de Projetos
Foto: Participantes da reunião do Comitê na sede do SindusCon-SP

Objetivos são elevar a qualidade, reduzir riscos e levar à correta terminalidade das obras

O Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP criou um Grupo de Trabalho que atuará em favor da elevação da qualidade dos projetos de empreendimentos e sua relevância para a boa execução das obras, a diminuição de riscos e a correta terminalidade.

Liderado por Mauricio Bianchi, vice-presidente do SindusCon-SP, o novo GT de Projetos vai incorporar o grupo de BIM (Modelagem da Informação da Construção) e realizará ações e eventos envolvendo entidades representativas de projetistas e incorporadoras e fundos de financiamento.

Coordenador do CTQ, Rodrigo von Uhlendorff

A criação do grupo foi formalizada na reunião mensal do CTQ, conduzida por seu coordenador, Rodrigo von Uhlendorff, em 9 de fevereiro.

Em mensagem gravada aos participantes da reunião, Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, reafirmou as diretrizes da gestão da Diretoria: trabalhar pela industrialização da construção visando à maior produtividade; impulsionar a sustentabilidade na construção com ações como a adoção da CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil; elevar a representatividade da entidade junto às três instâncias da Federação, à indústria, aos trabalhadores e à imprensa; impulsionar os programas da área educacional da entidade; e atuar nas várias pautas da agenda nacional, como a reforma trabalhista.

“O CTQ é o coração do SindusCon-SP e para exercer cada vez mais seu papel, necessitamos de novas lideranças; que cada participante do comitê se aproprie de um tema e o leve adiante. A entidade tem força, graças a esse sentimento de doação e integração”, destacou.

Renato Genioli, vice-presidente Financeiro, e Filemon Lima, gerente Administrativo e de Relações Institucionais, apresentaram as ações realizadas pela Diretoria nestes 40 dias da nova gestão, com destaque para encontros com autoridades e dirigentes de indústrias e de sindicato de trabalhadores.

Inovação

Guilherme Rosa, head do iCON, apresentou as ações deste hub de inovação do SindusCon-SP, em parceria com a Neoventures, e mostrou as possibilidades de as empresas associadas se beneficiarem e terem suas necessidades de inovação atendidas por meio dos programas oferecidos.

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP, e Fábio Villas Bôas, integrante do Comasp (Comitê de Meio Ambiente), relataram as ações empreendidas para que a Cetesb não onere a destinação de solo pelas empresas.

Vanessa Dias, supervisora do Comasp, mostrou os resultados do convênio com a Eletrobrás referentes à eficiência energética em edificações: tradução e adaptação de 14 normas técnicas; lançamento da plataforma para troca de informações; plano de ação para a manutenção de ações sobre o tema e a realização de eventos que tiveram mais de 3.800 visualizações. Para 2023, o Comasp deverá certificar a CECarbon e criar uma ferramenta semelhante para medir a pegada hídrica das obras, entre outras ações.

Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação e coordenadora do GT de Concessionárias do CTQ, relatou o andamento do projeto piloto junto à Sabesp para a cobrança de água e não da tarifa de esgoto nas obras, e as ações junto a Convias da Prefeitura de São Paulo, envolvendo o asfaltamento viário.

Também ficaram acertadas atuações de membros do CTQ em temas relacionados à Enel e a indústria de elevadores. Será estudado o tema da eficiência energética em produtos de Habitação de Interesse Social.

Roberto Pastor, coordenador da Universidade Corporativa SindusCon-SP, falou dos próximos cursos oferecidos. Marina Benvenutti, da Regional Campinas, relatou o andamento do SindusCon-SP na Prática, plataforma pela qual já passaram 1.100 alunos.

Lilian Sarrouf, superintendente da CB 002 – Comitê Brasileiro da Construção da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), informou que em 2022 foram aprovadas 25 normas, incluindo as de eficiência energética. E pediu atenção para a elaboração das próximas normas, com destaque para as de impermeabilização e de resíduos.