CTQ: avançam ações voltadas à produtividade e à sustentabilidade

CTQ: avançam ações voltadas à produtividade e à sustentabilidade

Reunião também debateu temas ligados a inovação, normatização e qualificação profissional

As diversas ações do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, voltadas à elevação da produtividade e da sustentabilidade da construção, foram debatidas na reunião do comitê conduzida por seu coordenador, Rodrigo von Uhlendorff, com a participação de Yorki Estefan, presidente da entidade, em 13 de abril.

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP, informou que as próximas versões da CECarbon (Calculadora de Eficiência Energética e Emissões de Carbono das Edificações) proporcionarão novas opções de uso, inclusive com o levantamento dos dados em padrão internacional. Ele também comentou que o tema dos resíduos da construção voltará a ganhar evidência, com a formação de um grupo de trabalho, a elaboração de uma norma e o levantamento de um indicador de resíduos das obras.

Vanessa Dias, supervisora do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP, relatou: a realização do curso sobre conservação de água em edificações e uso de fontes alternativas de água não potável; a participação da entidade em eventos sobre madeira sustentável e CECarbon, e na abertura de um encontro nacional de usinas de reciclagem; e a divulgação das ações do Comasp nos Dias de Eficiência Energética, de Mudanças Climáticas e Mundial da Água.

Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comasp e uma das diretoras do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp, falou da visita técnica feita ao Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein, em conjunto com a Fiabci Brasil. Comentou a continuidade dos trabalhos do projeto Aliança pela Redução de Gases de Efeito Estufa do Setor de Construção e Incorporação. E relatou que Angel Ibañez, coordenador do Comasp, palestrou em evento do Enic (Encontro Nacional da Indústria da Construção) sobre CECarbon e ESG.

Norma de concreto é publicada

Lilian, também superintendente do CB002 da ABNT (Comitê Brasileiro da Construção da Associação Brasileira de Normas Técnicas), anunciou a publicação, em 10 de abril, da norma ABNT NBR 14931 “Execução de estruturas de concreto armado, protendido e com fibras – Procedimento”, coordenada por Paulo Aridan, membro do CTQ. Ela também reforçou a necessidade de participação dos membros do comitê nas demais normas em elaboração.

Sergio Domingues, coordenador da norma de saídas de emergência, informou que o texto será submetido a consulta nacional em breve.

Atuação institucional

Yorki Estefan relatou ações da Presidência da entidade, como os encontros com Enrico Misasi, secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo; com jornalistas de Valor Econômico, O Estado de S. Paulo e TV Bandeirantes; e com o CEO da Tigre, que resultará em ações de industrialização da construção.

O presidente do SindusCon-SP falou da visita feita ao presidente da Fiesp, Josué Gomes, que renovou seu apoio aos programas sociais e educacionais da entidade, como o ConstruSer, e manifestou apoio a um tratamento adequado à construção na reforma tributária. Sobre este tema, o SindusCon-SP constituiu um grupo de trabalho liderado pelo vice-presidente Odair Senra. Estefan ainda mencionou o trabalho de renovação da marca da entidade e a participação dele na abertura da Feicon.

Recursos Humanos

Por iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) de RH, SindusCon-SP e a consultoria Falconi realizarão pesquisa sobre as práticas de gestão de pessoas no setor, inicialmente de São Paulo, com ênfase em retenção e identificação de oportunidades para geração de valor.

O projeto da pesquisa foi apresentado por Fernando Ladeira, sócio da consultoria Falconi, acompanhado de Thiago Santos e Ana Aranha. Após a construção da pesquisa no primeiro semestre, ela será aplicada e seus resultados compartilhados no segundo.

David Fratel, coordenador do GT de RH, falou das visitas que estão programadas para se conhecer as melhores práticas nessa área das empresas Vivo, Itaú e Magazine Luiza, além de uma visita técnica que se realizará à Gerdau em Araçariguama.

Inovação

Suleir Branco, superintendente de TI da Trisul, mostrou a solução proporcionada ao desafio inicial de digitalizar o processo de panfletagem daquela construtora, medindo a eficiência e estudando a rastreabilidade. Selecionada com o apoio do iCON Hub, a startup Estudio 360, foi além, desenvolvendo um aplicativo para corretores de imóveis, que mostra todos os empreendimentos da construtora. Houve 9,6 mil compartilhamentos para 933 corretores. E a corretora que mais se destacou em vendas foi a que mais utilizou o aplicativo.

Vasconcellos destacou ser este um exemplo do potencial do iCON para atender as necessidades de inovação das construtoras. E informou que SindusCon-SP e Secovi-SP firmaram um convênio para atuação conjunta nesta área.

Missão a Miami

Paulo Mingione, coordenador do GT de Gestão e Produtividade do CTQ, apresentou os destaques da Missão Técnica Empresarial, que SindusCon-SP, Fiabci-Brasil e Secovi-SP farão a Miami de 3 a 10 de junho. Rodrigo von salientou que, além da parte técnica, nas missões técnicas há um intenso networking entre os participantes, com bons resultados para as empresas. As inscrições podem ser feitas até 28 de abril.

Mingione também informou que o GT está trabalhando sobre o tema da coordenação modular. Haverá uma apresentação a respeito em 12 de maio, e uma visita a uma obra da Trisul para conhecer uma solução deste tipo.

Concessionárias e sistemas prediais

Willian Gilheta, do GT de Concessionárias, relatou o andamento das tratativas junto à Enel, em relação às ligações de energia. Fernando Teixeira, do CTQ, falou das tratativas para fazer avançar as questões envolvendo o atraso das empresas de elevadores na entrega e na montagem destes equipamentos.

Lauro Ladeia, membro do CTQ, apresentou os destaques do Seminário de Sistemas Prediais, que se realizará em 22 de junho. Entre eles, estão: gestão de projetos, norma de garantias de edificações e um case de montagem fora do canteiro. Renato Geniolli, vice-presidente do SindusCon-SP, chamou a atenção para a importância da reflexão sobre os projetos, a ser feita tanto nos seminários de estruturas como no de sistemas prediais.

Construtores e Incorporadores

Milton Bigucci, do CTQ, informou que SindusCon-SP e Secovi-SP realizarão em 6 de julho o 9º Encontro de Construtores e Incorporadores, com ênfase em eficiência nas operações, contratos, geração de valor nos projetos, no processo construtivo e no relacionamento com o cliente do setor. No período da tarde, haverá visita técnica a uma obra da Rocontec.

Negociações coletivas

Rosilene Carvalho, gerente do Jurídico do SindusCon-SP, relatou o andamento das negociações coletivas com as entidades representativas dos trabalhadores.

Capacitação e Qualificação

Roberto Pastor, coordenador da área de Educação do SindusCon-SP, informou estarem abertas as adesões à Campanha Senai de Qualificação, com a montagem de turmas para os cursos gratuitos de 60 horas, nos canteiros de obras das empresas da cidade de São Paulo.

Pastor falou dos próximos cursos da Universidade Corporativa, sobre a Nova NR 18, de 25 a 27 de abril; Retenção na fonte de INSS (11% e 3,5%), em 8, 10 e 15 de maio; Tecnologia na produção de vedações em Drywall, em 11 e 16 de maio; Execução de estruturas de concreto pela ABNT NBR 14931, em 23 e 25 de maio; Procedimentos técnicos de entrega e recebimento de obras de construção, em 30, 31 de maio e 5 de junho.

O coordenador ainda relatou que está em tratativas uma parceria com a ONG Educação sem Fronteiras, para ensino de português e qualificação de refugiados de outros países pelo Senai-SP.

Marina Benvenutti, da Regional Campinas, informou que ingressaram no projeto SindusCon-SP na Prática a Atlas Acessórios e a Deri, além da Unesp de Bauru e de Ilha Solteira, a USP de São Carlos e a Unicamp. Relatou também que a Regional realizou o Projeto Mãos Amigas, com ajuda de custo da Prefeitura, para moradores de rua se qualificaram e se empregarem na construção.

Sérgio Cincurá, do CTQ, falou do curso sobre gestão financeira, que o Sebrae ministrou a empreiteiros. Haverá uma sequência com consultoria individual oferecida pelo Sebrae-SP.