Crédito imobiliário manteve queda em novembro

Crédito imobiliário manteve queda em novembro

Número de unidades financiadas também declinou, segundo a Abecip

Os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) somaram R$ 13,97 bilhões em novembro de 2022, indicando queda de 5% em relação a outubro. Comparado a novembro de 2021, houve recuo de 16,9%.

Os dados são do levantamento mensal feito pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). Apesar da redução no volume financiado, este foi o segundo maior para um mês de novembro na série histórica.

Entre janeiro e novembro de 2022, o volume financiado somou R$ 165,2 bilhões, representando uma queda de 12,5% em relação a igual período do ano passado. Nos 12 meses encerrados em novembro, o montante financiado acumulou R$ 181,9 bilhões, redução de 11,8% em relação ao período precedente.

Unidades financiadas

Em novembro, foram financiados, nas modalidades de aquisição e construção, 45,1 mil imóveis retração de 23,8% em relação ao número de outubro, e queda de 32,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Este foi o quarto maior número de imóveis financiados em um mês de novembro.

Entre janeiro e novembro de 2022, foram financiados 663,9 mil imóveis com recursos da Poupança, um declínio de 17,2% em relação a igual período de 2021. Nos 12 meses encerrados em novembro, foram financiados 728,6 mil imóveis, 15% a menos que no mesmo período anterior.

Saques da Poupança

As Cadernetas de Poupança tiveram captação líquida negativa de R$ 4,4 bilhões em novembro.

Segundo a Abecip, em dois terços dos meses de novembro a poupança mostrou desempenho positivo. Mas em 2022, a renda real, embora em recuperação, ainda estava em patamar abaixo do registrado no início de 2020, o que. aliado a uma inflação projetada na casa 5,8%, contribuiu para reduzir a capacidade de poupar de uma parcela da população.

De acordo com a entidade, adicionalmente a Selic em alta histórica tende a diminuir a competitividade do rendimento da Poupança. comparativamente a investimentos concorrentes. Esses fatores ajudam a explicar parte das perdas de recursos das cadernetas, que registraram captação líquida negativa de R$ 86,6 bilhões em 2022.

Por outro lado, prossegue a entidade, o crédito de rendimentos suavizou o impacto da captação líquida negativa sobre o saldo, que encerrou novembro em R$ 753,4 bilhões, valor praticamente estável (+0,04%), comparado a outubro. Em relação a novembro do ano passado, apresentou queda de 3,5%.