Crédito imobiliário cresce para R$ 13,3 bi em junho, informa a Abecip

Crédito imobiliário cresce para R$ 13,3 bi em junho, informa a Abecip

No primeiro semestre, financiamento totalizou R$ 76,7 bilhões, 10,4% a menos que no mesmo período de 2022

Os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo somaram R$ 13,3 bilhões em junho de 2023, um crescimento de 8,6% em relação a maio.

Comparado a junho de 2022, houve retração de 16,6%. No primeiro semestre do ano, o volume financiado somou R$ 76,7 bilhões, redução de 10,4% em relação a igual período do ano passado.

Os dados foram divulgados por José Ramos Rocha Neto, presidente da Abecip (Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), em 28 de julho.

Menos unidades

No primeiro semestre, foram financiados 260,9 mil imóveis com recursos da Poupança, resultado 26,4% inferior ao de igual período de 2022.

Nos 12 meses encerrados em junho de 2023, foram financiados 619,5 mil imóveis com recursos das Cadernetas, resultado 22,9% inferior ao acumulado nos 12 meses anteriores.

FGTS

Já os financiamentos com recursos do FGTS atingiram R$ 41,1 bilhões no primeiro semestre, incremento de 62% em relação ao mesmo período do ano passado.

Somadas, as operações de crédito imobiliário viabilizadas pela Poupança e pelo FGTS atingiram R$ 117,8 bilhões no primeiro semestre, alta de 6% em relação ao mesmo período de 2022.

Expectativas

Para 2023, as projeções da Abecip apontam para um patamar de financiamentos imobiliários com recursos da Poupança da ordem de R$ 156 bilhões. O volume, embora inferior em 13% ao de 2022, deve se situar entre os três melhores resultados da história, comenta a entidade.

Quanto ao financiamento com recursos do FGTS, o cenário é de manutenção do crescimento observado na primeira metade de 2023. De acordo com a Abecip, a recente suplementação do orçamento habitacional para este ano, em quase R$ 29 bilhões, corrobora essa expectativa. Com isso, espera-se que os financiamentos com recursos do FGTS alcancem R$ 82 bilhões em 2023, alta de 32% sobre 2022.

Confirmadas as projeções, o volume total dos empréstimos (Poupança mais FGTS), deverá totalizar cerca de R$ 238 bilhões em 2023, redução de 1% sobre o aplicado em 2022.

Poupança cresce

A Poupança teve captação líquida de R$ 2,4 bilhões em junho, ficando no campo positivo pela primeira vez em 2023.

De acordo com a série histórica, os meses de junho tem prevalência de resultados positivos. Esse efeito pode ser explicado pela antecipação de recebimentos de parte dos trabalhadores celetistas em férias, o que em alguma medida é direcionado às cadernetas.

Entretanto, o balanço do 1º semestre desse ano continua desfavorável, com a captação líquida negativa em R$ 54,6 bilhões.

Crédito com Garantia de Imóvel

O volume de concessões de Crédito com Garantia de Imóvel (GSI) se expandiu em 8% na comparação dos primeiros semestres de 2022 e 2023, confirmando a tendência de crescimento desta modalidade como opção com juros e prazos competitivos para quem busca recursos de uso livre. A carteira do GSI atingiu cerca de R$ 18 bilhões, representando 7% de todo o crédito pessoal do mercado.