Construção cria mais 25,4 mil empregos em julho

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Construção cria mais 25,4 mil empregos em julho

Para o SindusCon-SP, conjuntura favorece criação futura de mais empregos no setor

A indústria da construção abriu 25.423 postos de trabalho com carteira assinada no país em julho de 2023, aumento de 0,98% em relação ao número de empregados no setor em junho. No acumulado deste ano, foram 194.471 contratações (+8,03% sobre o contingente de trabalhadores em dezembro). No acumulado de 12 meses até julho, a construção gerou 169.657 novos empregos (+6,94%).

Já o saldo entre admissões e demissões em todos os setores da atividade econômica no país resultou na abertura de 142 mil empregos em julho. A construção gerou 17,8% desses empregos. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e foram divulgados em 30 de agosto, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, comenta que o aumento do emprego na construção segue refletindo o aquecimento da atividade, inclusive com uma aceleração do ritmo desse crescimento no mês. “Entretanto, na comparação entre os acumulados de 12 meses até junho e até julho, houve desaceleração, refletindo a diminuição do volume de lançamentos de empreendimentos imobiliários no primeiro trimestre deste ano e a persistência dos juros elevados”, comenta.

“A elevação do nível de emprego está sendo sustentada também pelo segmento de obras de infraestrutura, mais demandado. O relançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, o início da queda dos juros e os programas habitacionais do Estado e do Município de São Paulo estão animando o ritmo dos lançamentos, antevendo o aumento futuro do emprego na construção”, afirma o presidente do SindusCon-SP.

Em julho, a construção foi o terceiro setor que mais gerou novos empregos, atrás de serviços (+56.303 trabalhadores) e do comércio (+26.744), e a frente da indústria (+21.254) e da agropecuária (+12.878),

Nas atividades imobiliárias do setor de serviços (incorporação imobiliária), foram abertos 526 novos empregos em julho – aumento de 0,28% na comparação com o número de novos postos de trabalho com carteira assinada em maio. No acumulado deste ano, foram 3.266 (+1,76% sobre o número de dezembro de 2022). No acumulado de 12 meses até julho, foram 5.002 (+2,71%).

Estoque

Ao final de julho, a construção empregava 2.615.205 trabalhadores com carteira assinada no país, de acordo com o Novo Caged.

Por Estados

Das vagas abertas pela construção em julho, 6.431 situaram-se no Estado de São Paulo.

Além de São Paulo, os Estados em que o setor mais abriu novos empregos no mês foram: Pará (3.138), Rio de Janeiro (2.793), Minas Gerais (1.970), Espírito Santo (1.289), Piauí (1.165), Ceará (1.129) e Santa Catarina (1.118). Goiás e Roraima registraram quedas.

Sobre o SindusCon-SP

SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 3334-5659 / 999837800 – [email protected]