Conselho Curador do FGTS destina R$ 105,6 bilhões para habitação em 2024

Conselho Curador do FGTS destina R$ 105,6 bilhões para habitação em 2024

Orçamento aprovado pelo Conselho Curador reserva R$ 9,95 bilhões para subsídios

O Conselho Curador aprovou, em 28 de novembro, o Orçamento do FGTS para 2024. Serão R$ 105,65 bilhões para habitação, dos quais R$ 95,15 bilhões para o programa Minha Casa; R$ 6 bilhões para saneamento e R$ 6 bilhões para infraestrutura. Para subsídios, irão R$ 9,95 bilhões para famílias com renda mensal de até R$ 4,4 mil. O orçamento total para aplicar em projetos e políticas públicas totaliza R$ 117,65 bilhões.

Na habitação, está prevista a construção de 538 mil unidades habitacionais no próximo ano. A maior parte dos recursos será gasta no programa Minha Casa, Minha Vida, que terá R$ 95,15 bilhões, o equivalente a 90,1% do orçamento para habitação. Mais R$ 2 bilhões estão destinados à habitação popular em geral.

O programa pretende conceder subsídio para 339 mil unidades habitacionais no próximo ano. A linha Pró-Cotista, que beneficia a compra de imóveis a trabalhadores com conta no FGTS, terá R$ 8,5 bilhões. Em relação ao saneamento e à infraestrutura urbana, o orçamento prevê que as obras nas duas áreas beneficiem 14,9 milhões de pessoas.

Os investimentos do FGTS não deverão comprometerão a saúde financeira do fundo. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a rentabilidade média das aplicações é suficiente para cobrir todos os custos projetados e formar uma reserva técnica.