Comasp celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Comasp celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

Conheça as principais ações do comitê nos últimos anos

O Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho.  A data tem como objetivo principal chamar a atenção para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.

“A indústria da construção adota cada vez mais as boas práticas de sustentabilidade e o SindusCon-SP se orgulha de participar ativamente deste processo”, comenta Odair Senra, presidente da entidade. “Por meio de nosso Comasp, divulgamos essas boas práticas às construtoras, coordenamos a elaboração das normas técnicas sobre o tema, e atuamos na cadeia produtiva e junto a governantes e legisladores em busca de soluções viáveis para uma construção sustentável.”

Para o vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, a forte atuação do Sinduscon SP, em conjunto com as demais entidades representativas do Setor da Construção, trouxeram os temas da sustentabilidade e do meio ambiente para o centro dos principais debates da Construção em São Paulo e no Brasil. Atualmente, estes conceitos foram ampliados através da agenda ESG, que surge como um forte requisito para a obtenção de recursos de investimentos nacionais e estrangeiros, exigindo um protagonismo do Setor cada vez maior, na busca por uma economia de baixo carbono.

Conheça as principais ações do Comitê:

Economia Circular – Resíduos da Construção Civil

Em 2020 o SindusCon-SP assinou um termo de parceria com o Prolata para retirada das latas de aço pós-consumo nas obras da Grande São Paulo e correta destinação sem custo.

A iniciativa estimula a logística reversa e promove a economia circular utilizando as latas pós-consumo na produção de aço. Confira os resultados:

Em relação ao volume de embalagens de aço pós-consumo coletadas e destinadas, o programa somou 237.028 quilos de setembro de 2020 a março de 2022. O programa já conta com a adesão de 17 construtoras totalizando 104 obras cadastradas.

Para fazer adesão entre em contato com Cristine Fuchini do Prolata, no e-mail [email protected] ou no telefone (11) 3807-8868

Transição para economia de baixo carbono

Para mudar é preciso conhecer: calcule as emissões de carbono e o consumo de energia embutida das obras. A CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil é uma ferramenta gratuita, de fácil usabilidade e que auxilia na fase de projetos e na fase de construção a fazer as melhores escolhas. Acesse aqui a CECarbon.

Quer saber mais? Clique aqui e faça o curso prático e gratuito para utilização da CECarbon.

Eficiência Energética

O SindusCon-SP e Eletrobras vêm promovendo a Eficiência Energética em Edificações incentivando a elaboração de normas para projetos.

Os trabalhos normativos estão sendo desenvolvidos na CE ABNT CB-002/CE 002 135 007 “Comissão de Estudo de Eficiência Energética e Desempenho Térmico nas Edificações” e na CE ABNT CB-002/CE-002:135.002 “Comissão de Estudo de Iluminação Natural de Edificações.

Para fazer parte das Comissões de Estudos ou saber mais sobre essas normas envie um e-mail para  [email protected].

Em breve será lançado o website com o objetivo de divulgar as informações sobre normalização, ações do Grupo de Eficiência Energética em Edificações, facilitar o acompanhamento e participação nas ações de normalização e centralizar as documentações sobre o tema.

Venha fazer parte das ações desenvolvidas pelo Comasp! Escreva para  [email protected] ou entre em contato (11) 3334-5639.