Comasp celebra Dia Internacional da Reciclagem

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Comasp celebra Dia Internacional da Reciclagem

Conheça as ações do setor e das empresas associadas

O Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP celebra o Dia Internacional da Reciclagem, comemorado em 17 de maio.

Para o vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, há mais de duas décadas o SindusCon-SP lidera o debate sobre as questões de sustentabilidade na Construção Civil. Entre os temas tratados está a correta gestão de resíduos por todos os elos da cadeia da produtiva e sua relação com as cidades e sociedade.

As ações realizadas permitiram a capacitação das empresas e contribuíram na elaboração de políticas públicas e soluções para a gestão dos resíduos nos municípios e no Estado de São Paulo. Além disso, tem incentivado programas de logística reversa e economia circular em parceria com fornecedores, transportadores e áreas de destinação.

“Como forma de prestar mais um serviço ao setor e à sociedade, o SindusCon-SP sempre apresenta soluções viáveis sob os pontos de vista técnico, econômico e social que conformam a construção sustentável. Atualmente com os pilares de ESG (‘Environmental, Social and Governance’, que em português significa ambiental, social e governança), todos os setores econômicos passam por uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas, seus clientes, fornecedores, investidores etc. Essa postura possibilita que a contribuição da construção à preservação do meio ambiente se traduza em incremento da produtividade, diferencial de competitividade e bem-estar social”.

Grupo de Trabalho de Indicadores de Resíduos do Comasp

O Comasp realizou em 16 de maio a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Indicadores de Resíduos da Construção, com representantes das seguintes empresas associadas: Plano e Plano, Direcional, Tegra, Trisul, Cyrela, Tenda e da Empresa Rafa Resolve, que tem estudos feitos sobre a coleta e destinação dos resíduos destas empresas. Saiba mais aqui.

Parceria logística reversa de latas de aço

Outra iniciativa do Comasp sobre o assunto reciclagem foi a assinatura em 2020 um termo de  parceria com o Prolata – Programa de Logística Reversa para latas de aço, associação sem fins lucrativos criada em 2012, para logística reversa das latas de aço pós-consumo. As obras na grande São Paulo poderão solicitar a retirada das embalagens sem custo garantindo a rastreabilidade e a destinação correta. O projeto visa ampliar a abrangência da parceira para todo o Estado de São Paulo.

No total, são 156 obras cadastradas e o volume de latas de pós-consumo coletado até o final de março de 2023 foi de 333.158 kgs.

Para os interessados em fazer a adesão ao projeto entrar em contato com a Cristine Fuchini do Prolata, no e-mail [email protected] ou nos telefones (11) 3807-8868 / (11) 98939-4503.

Setor avança na reciclagem de resíduos

O movimento da reciclagem também já está implementado em algumas empresas associadas ao SindusCon-SP.

A Tegra, por exemplo, adota uma série de práticas alinhadas à sua Política ESG para buscar o menor impacto ambiental de suas obras, com relação aos resíduos trabalha na segregação dos resíduos sólidos, a logística reversa e o reaproveitamento. Alguns exemplos de resíduos destinados à reciclagem são os resíduos Classe A que se transformam em agregado reciclável, resíduos de blocos de concreto retornam como matéria prima para fabricação de blocos, madeira para geração de energia, a “sucata” é insumo para a indústria siderúrgica, ensacados destinados para fabricação de novas embalagens. De acordo com Djanio Souza, gerente de qualidade e Meio Ambiente da Tegra Incorporadora, “os resíduos Beneficiados considerado apenas durante a etapa de construção chegam a 89,49% dos resíduos gerados”

Já a Construtora Trisul sempre muito engajada com a Sustentabilidade em diversas esferas, apresenta números relevantes sobre a gestão de resíduos dentro dos canteiros de obra, desmistificando a Construção civil no tocante a “vilã” de má administração dos materiais residuais do setor.

Para tanto conseguiu importantes parceiros para o tratamentos dos resíduos pós obra, que possibilita que a construtora encaminhe 90% dos resíduos para serem beneficiados com o conceito dos 3Rs, onde primeiro é priorizado o Reaproveitamento para posteriormente demandar energia na Reciclagem, sendo a geração dos resíduos já compreendida pelo conceito inicial dos 3Rs “Redução” através de estratégias e sistemas construtivos mais eficientes e menos impactantes em diversos sentidos

E nesse caminho, a Trisul busca aliados para o Reaproveitamento dos resíduos, demandando a necessidade a seus fornecedores de materiais, à prática da Logística Reversa. E tem motivado efeitos positivos.

Atualmente a Trisul pratica a Logística Reversa de 8 tipologias de resíduos e os mais abundantes, que abrangem aproximadamente 80% da cadeia de geração, são introduzidos em algum tipo de processo fabril e transformados em um novo produto. Alguns outros tipos de resíduos já estão em estudo para a mesma prática.

“A melhoria constante no aprimoramento do manejo dos resíduos necessita transitar por uma curva de aprendizagem essencial para o estabelecimento do aculturamento interno das pessoas e processos”, pontua Victor Dias, coordenador de Sustentabilidade da Trisul, que entende que a construção civil está à frente de alguns setores na inovação da gestão de resíduos.