Cinquenta obras concorrem ao Prêmio Seconci-SP

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Cinquenta obras concorrem ao Prêmio Seconci-SP

Visitas técnicas foram realizadas aos canteiros que empregam 4 mil trabalhadores

Foram encerradas as visitas técnicas feitas às 50 obras inscritas para concorrer ao 7º Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), maior premiação desta área na indústria da construção do país. Estas obras empregam cerca de 4 mil trabalhadores.

Realizado em parceria com o SindusCon-SP, o Prêmio Seconci-SP se destina a reconhecer, homenagear e divulgar as melhores práticas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) nos canteiros de obras do Estado de São Paulo.

Nesta semana, inicia-se a etapa de análise técnica dos relatórios colhidos nas visitas às obras, para posterior encaminhamento à Comissão Julgadora.

Maristela Honda, presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) e vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP, destaca que conquistar esta premiação comprova que a empresa realizou ações preventivas e inovadoras de cuidado com o trabalhador, muito além do que preconizam as Normas Regulamentadores.

“O Prêmio Seconci-SP também comprova que a empresa obteve resultados expressivos nas práticas ESG (sigla em inglês para Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Governança), hoje fundamentais para o financiamento e a competitividade no setor da construção”, afirma Maristela.

Concorrem ao prêmio as construtoras, instaladoras, subcontratadas e subempreiteiras, nas sete regiões administrativas do Estado. Isto significa que a empresa disputa exclusivamente com outras de sua região.

Categorias do Prêmio

A solenidade de premiação, marcada para 28 de novembro, homenageará os vencedores nas seguintes categorias:

Controle de Riscos no Canteiro, para iniciativas de caráter inovador, em prol da segurança dos trabalhadores.

Controle da Saúde no Canteiro, que premia as práticas inovadoras, relativas à promoção, prevenção e manutenção da saúde coletiva dos trabalhadores.

Gerenciamento Ambiental no Entorno da Obra, para ações diferenciadas da construtora, destinadas a minimizar/reduzir os transtornos causados na circunvizinhança da obra, durante o período de sua execução.

Melhores Práticas para Combate à Covid-19, nova categoria, que premiará as melhores práticas de promoção, orientação, proteção e amparo aos trabalhadores na prevenção dessa doença nos canteiros de obras e nos escritórios.

Trabalhador Modelo, para o profissional da área operacional que tenha se destacado por seu desempenho e comprometimento no exercício de suas tarefas na perspectiva de Saúde e Segurança do Trabalho.

Profissional de RH, nova categoria, para o profissional de Recursos Humanos cuja atividade reflete positivamente na gestão de pessoas, e, principalmente, reflete no relacionamento com os processos da área de SST.

Profissional de SESMT, também nova categoria, destinada a reconhecer o valor de profissional que compõe o SESMT (Serviços Especializados de Saúde e Medicina do Trabalho), que tenha se destacado por seu desempenho e comprometimento no exercício de suas tarefas.

Todas as práticas inscritas serão aferidas de forma padronizada, e julgadas às cegas por um júri altamente qualificado. O Conselho Deliberativo do Seconci-SP e a Comissão Organizadora do Prêmio escolherão a Personalidade do Ano, em homenagem ao profissional com significativa representatividade no setor de SST.