CECarbon conta com parceria da Saint Gobain

Por Daniela Barbará

<strong>CECarbon conta com parceria da Saint Gobain</strong>

Conheça aqui a ferramenta

O SindusCon-SP reconhece seus parceiros estratégicos como a Saint Gobain, que atuou ao longo de 2022 como primeira patrocinadora da CECarbon – Calculadora de consumo energético e emissões de Carbono na construção civil, ferramenta online gratuita que realiza a mensuração do consumo energético e das emissões de gases do efeito estufa decorrentes do uso de materiais, de transportes e do consumo de energia para execução de uma edificação.

“O SindusCon-SP, com o apoio de seus parceiros estratégicos, é um dos principais protagonistas quando o tema é Sustentabilidade do Setor da Construção Civil. Com o desenvolvimento da CECarbon, nada mais natural termos este importante apoio da Saint Gobain, reconhecida mundialmente por seu compromisso com uma economia de baixo carbono. Esperamos que outros fabricantes do Setor, que também abraçam esta causa, possam estar conosco nesta jornada para uma economia de baixo carbono”, afirmou Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP.

Como resultado dessa relevante parceria, foi realizado no dia 14 de dezembro de 2022, na sede do SindusCon-SP, o treinamento exclusivo para a Saint Gobain sobre CECarbon. Participaram do treinamento, Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comasp do SindusCon-SP e Vanessa Dias, supervisora de Meio Ambiente do SindusCon-SP. Pela Saint Gobain estiveram presentes 17 representantes da empresa das áreas de Especificação Técnica, Sustentabilidade, Marketing, P&D, Comercial Vendas técnicas.

“O apoio à ferramenta e a participação na disseminação desta solução é suma importância para nós; pois, além de permitir a democratização e desmistificação dos aspectos que tangem as emissões de CO² no canteiro, leva também aos construtores e usuários a transparência necessária para a tomada de decisão por produtos e soluções que possuem”, afirmou o gerente de Serviços de Atendimento ao Cliente – Customer Service Manager da SAINT-GOBAIN BRASIL, Douglas Meirelles.

De acordo com Meirelles, o incentivo às iniciativas que promovam a sustentabilidade é uma missão da empresa e está diretamente incorporada ao propósito “Making The World a Better Home” e a estratégia corporativa “Growth & Impact”. Neste contexto é importante destacar que a empresa é signatária de importantes acordos globais de sustentabilidade, entre eles está o Pacto Global das Nações Unidas desde 2003.

“Em 2015, após o Acordo de Paris lançamos os nossos compromissos para o ano de 2025, que contemplam aumento da eficiência em consumo energético, redução das nossas emissões de CO2 industriais, redução do descarte de água e redução do descarte de resíduos em aterro. Além disso, nos anos seguintes – alinhados com a missão   de combate do aumento da temperatura global em 1,5°C – lançamos metas ainda mais ambiciosas para o ano de 2030, aumentando a abrangência para o envolvimento de nossos fornecedores, clientes e comunidades impactadas”, afirmou Meirelles.

CECarbon

A ferramenta foi desenvolvida pelo Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP (Comasp) em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e a Secretaria Nacional de Habitação (SNH).

A CECarbon venceu a 24ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, na categoria Gestão da Produção e P&D em 7 de dezembro de 2022.

Participaram da cerimônia, Lilian Sarrouf, Vanessa Dias; Marina Amorim, coordenadora de Apoio ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, Andiara Campanhoni, coordenadora de Demandas Estratégicas, ambas da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional; e também Sarah Habersack, diretora de Transformação Urbana da GIZ Brasil.

O troféu foi entregue em Brasília, por Eugênia Regina de Melo, Diretora do BRB.

Conheça a CECarbon  aqui.