Casa Paulista libera mais de 12 mil cartas de crédito para moradia popular

Casa Paulista libera mais de 12 mil cartas de crédito para moradia popular
Foto: Solenidade no Palácio dos Bandeirantes

Presidente do SindusCon-SP participou da solenidade do anúncio

Em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, o governador Tarcísio de Freitas anunciou em 16 de janeiro a concessão de mais 12.349 cartas de crédito do programa Casa Paulista, para famílias com renda de até três salários mínimos.

Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, e Ely Wertheim, presidente Executivo do Secovi-SP

Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, representou a entidade no evento, juntamente com Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP e diretora da VP de Habitação Econômica do Secovi-SP. Também participaram os secretários estaduais Marcelo Branco (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais); o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado; o prefeito da capital, Ricardo Nunes, e o presidente Executivo do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Ely Wertheim.

Das cartas de crédito anunciadas, 7.724 são referentes a novos aportes, e 4.625 foram remanejadas de conjuntos habitacionais que já haviam sido totalmente vendidos ou cujas unidades ainda disponíveis são destinadas a famílias com renda mensal superior a três salários mínimos.

Com as novas cartas de crédito no valor de R$ 148,7 milhões, o governo estadual totalizou 47.320 subsídios do Casa Paulista oferecidos desde 2023, com investimento de R$ 598 milhões na atual gestão. Com isso, o Estado alavancou a geração de 307 mil empregos e investimentos totais de R$ 16,7 bilhões, de acordo com estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Facilitando o crédito

Os valores das cartas de crédito vão de R$ 10 mil a R$ 16 mil, dependendo da localização do imóvel, para auxiliar as famílias a darem entrada na aquisição das moradias junto às construtoras, facilitando o acesso aos financiamentos da Caixa Econômica Federal.

De acordo com o governador, “o Casa Paulista é maravilhoso porque estamos dando acesso a famílias que ganham entre um e três salários mínimos e jamais teriam acesso a habitações de um determinado padrão. Agora, estão podendo realizar este sonho com subsídios que alavancam o investimento que gera empregos. É por isso que São Paulo puxou empregos no ano passado e vai continuar puxando porque nós vamos fazer mais”, reforçou Tarcísio.

Já o secretário Marcelo Branco destacou que o governo acredita na solução das questões habitacionais de baixa renda por meio de mecanismos de mercado. “Precisamos fazer com que a população de baixa renda tenha acesso ao mercado formal de compra de imóveis, este é o grande diferencial do Casa Paulista. Com aportes de R$ 600 milhões desde o ano passado, houve uma indução de investimento de R$ 17 bilhões em todo o estado. Isso significa em torno de 310 mil empregos gerados, é um programa de absoluto sucesso”, afirmou.

Para consular a lista dos empreendimentos contemplados no Casa Paulista, clique aqui.