Calculadora CECarbon foi apresentada em evento sobre ESG

Calculadora CECarbon foi apresentada em evento sobre ESG

Vice-presidente Francisco Antunes de Vasconcellos Neto representou a entidade

Vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto

O vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, abordou o tema Gestão de Carbono na Cadeia da Construção Civil: Importância da CECarbon no cálculo do inventário de emissões de gases de efeito estufa, no dia 20 de março no evento “ESG Talks | O Protagonismo da Construção Civil na Economia de Baixo Carbono”, realizado pela Sustentech com apoio da Saint-Gobain.

“Sustentabilidade é uma questão estratégica para o Setor da Construção Civil, pois impacta diretamente na competitividade das empresas Incorporadoras e Construtoras. Ao longo destes 24 anos o Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP tornou-se referência no setor, nos principais temas ambientais, entre eles áreas contaminadas, gestão de resíduos, eficiência energética, conservação de água, emissões de carbono e certificações ambientais contribuindo para o desenvolvimento do setor”, informou o vice-presidente.

Na ocasião, Vasconcellos apresentou a CECarbon, Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil, desenvolvida pelo SindusCon-SP, em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – GIZ e a Secretaria Nacional de Habitação – SNH.

A calculadora também contribui para o desenvolvimento de políticas públicas, como é o caso da Portaria do Ministério das Cidades MCID Nº 725, de 15 de junho de 2023, o Programa de Certificação Sustentável – IPTU Verde da Prefeitura Municipal do Salvador e o Selo Casa Azul + Caixa, que recomendam a utilização da CECarbon.

“A maior utilização da CECarbon irá contribuir para formação de um banco de dados nacional, possibilitando a criação e acompanhamento de indicadores do setor de edificações”, afirmou.

A ferramenta online e gratuita realiza a mensuração das emissões de gases do efeito estufa e da energia embutida decorrentes do uso de materiais, de transportes e do consumo de energia para execução de uma edificação.

Diferenciais da CECarbon:

·        Ferramenta construída com as empresas do setor o que a torna mais próxima à realidade das obras e facilita sua usabilidade

·        É uma calculadora gratuita e de fácil usabilidade

·        Aplicável a qualquer tipologia de obras

·        Pode ser usada por empresas de todos os portes

·        Pode ser usada por engenheiros, arquitetos e estudantes

·        Permite comparar o inventário inicial de emissões de GEE e Energia embutida e o inventário final e fazer a gestão durante a obra

Curso

O curso prático para uso da ferramenta CECarbon é gratuito e permite ao aluno desenvolver um exercício prático para uma edificação e também realizar uma avaliação de aprendizado. Após será emitido certificado de participação. Saiba mais aqui.

Participaram do evento também: Clarice Degani, diretora executiva da CBCS, que abordou o tema “SIDAC e as jornadas de baixo carbono na indústria da construção”; Carlos Mattar, diretor de vendas técnicas da Saint-Gobain, trouxe o assunto “o futuro da construção e a importância da industrialização para um desenvolvimento sustentável”; Daniela Saad Rodrigues, diretora da Systemiq, falou sobre a descarbonização de cidades no Brasil; Waldir Vianna, Managing Director Mitsubishi Group Brasil apresentou o case do Mitsubishi Atibaia: do incêndio à construção de baixo carbono; e, Bruno Schnellrath, Head de Negócios da Sustentech abordou o tema Carbono incorporado às construções – Avaliação do ciclo de Vida.